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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31822
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cruz, Milena Cristina de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-19T19:27:35Z | - |
dc.date.available | 2024-06-19T19:27:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-11 | - |
dc.identifier.issn | CDD 813.0876 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31822 | - |
dc.description | CRUZ, Milena Cristina de Melo. Literatura cyberpunk: estudo pós-humano comparativo entre Neuromancer (1984) por William Gibson e Cyberpunk: Mercenários (2022) por Hiroyuki Imaishi. 2024. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho obtém como objetivo central, apresentar conceitos intrínsecos ao subgênero de ficção científica literária conhecido por cyberpunk, assim como explanar acerca de suas principais concepções em relação a arte visual e literária, em destaque, discursar sobre elementos do pós-humano entre o universo cyberpunk, seu conceito distópico, e como este espaço transforma determinadas ações em meio social de forma pertencente as narrativas, utilizando, essencialmente, dos personagens, Case, em Neuromancer (1984), e David Martinez, na animação japonesa Cyberpunk: Mercenários (2022).O presente trabalho redige embasamento metodológico em Severino (2007), que provém definir a análise como explicativa. Por segmento, utilizamos também Amaral (2006), no que se refere a origem do subgênero literário cyberpunk, bem como Aranha (2019), Lima (2020) e Flávio (2014); enquanto Danko (2019) emprega estudos sobre a animação no Japão, sua história e características aplicadas na atual pesquisa. Em seguida, Santaella (2010),Pessini (2014) e Pogliesi(2017) dialogam acerca da representação do pós-humano na atualidade. Quanto a análises discursivas sobre a obra Neuromancer empregamos Wehmuth(2021). Hutcheon (2013), Martin (2005), Bordwell e Thompson (2013) e Heller (2014), exploram por meio de suas conjecturas, a área audiovisual, seus cenários e simbologias. Destacamos como os resultados desta pesquisa deliberam discussões alusivas a temáticas carentes de estudo tanto na área literária como na área cinematográfica, por meio desta investigação construímos novas interações quanto a pertinência em análise de subgêneros literários, assim como ao estudo filosófico existente no pós-humano, igualmente a representação da decadência humana e a distopia literária e visual, atinente ao que significa, de forma simbólica, pertencer a humanidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Aline Oliveira do Nascimento | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ficção científica | pt_BR |
dc.subject | Literatura e cinema | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Animação Japonesa | pt_BR |
dc.title | Literatura cyberpunk: estudo pós-humano comparativo entre Neuromancer (1984) por William Gibson e Cyberpunk: Mercenários (2022) por Hiroyuki Imaishi | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
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TCC - Milena Cristina de Melo Cruz | TCC - Milena Cristina de Melo Cruz | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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