Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31838
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Eduarda dos Anjos | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-20T21:12:14Z | - |
dc.date.available | 2024-06-20T21:12:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 820.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31838 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Eduarda dos Anjos. Reflexões sobre o bem e o mal na trajetória dos personagens Hamlet de Shakespeare e na Criatura de Frankenstein, de Mary Shelley: um estudo comparativo. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo concentra-se na análise comparativa entre os personagens Hamlet, da peça homônima de Shakespeare e a Criatura de Frankenstein, buscando realizar reflexões sobre o bem e o mal no desenvolvimento dos personagens ao decorrer de suas histórias, analisando como esses elementos interferiram em suas ações e conduta. Este estudo desenvolveu-se com base nas leituras de pesquisas sobre o tema, a iniciar pelas considerações de Tânia Franco Carvalhal (2006) sobre a literatura comparada; bem como os conceitos e reflexões filosóficas para discutir sobre o bem e o mal, tendo como aporte teórico Camila Pereira Lisboa (2016) e Aristóteles (1991). Além disso, utilizamos das considerações sobre o mal na literatura de George Bataille (1989) para refletir acerca disso no personagem a Criatura de Frankenstein, e das contribuições de Marco Antônio S. Monteiro (2021) para a análise do personagem Hamlet. Contamos também com os conceitos do dicionário online Dicio para buscarmos uma definição de bem e de mal. Os procedimentos metodológicos utilizados nessa pesquisa foram de finalidade básica, explicativa, qualitativa, bibliográfica e comparativa. A partir dessa análise e no decorrer dela, podemos observar como o bem e o mal estão ligados as motivações que ocasionaram transformações nas ações, conduta, e escolhas dos personagens estudados, assim como notamos semelhanças e diferenças entre ambos. Esse estudo contribui abrangendo a visão sobre o campo de estudo aqui tratado, e com informações sobre como acontece a construção dos personagens em relação a influência do bem e do mal, além do mais, o trabalho mostra como a literatura independente do tempo, trata de temas atuais, assim, com todos esses pontos cooperamos para futuros estudos na área. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Ana Carolina Dias da Costa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Análise Comparativa | pt_BR |
dc.subject | Bem | pt_BR |
dc.subject | Mal | pt_BR |
dc.subject | Hamlet | pt_BR |
dc.subject | Criatura | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o bem e o mal na trajetória dos personagens Hamlet de Shakespeare e na Criatura de Frankenstein, de Mary Shelley: um estudo comparativo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Eduarda dos Anjos Oliveira | TCC - Eduarda dos Anjos Oliveira | 271.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 211.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.