Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3187
Título: A degradação do Rio Taperoá em função do crescimento urbano estudo de caso no Município de Desterro/PB
Autor(es): Lima, João Batista de
Palavras-chave: Saúde Mental
Emergência Psiquiátrica
Serviço Socia
Data do documento: 21-Mar-2014
Resumo: A cidade de Desterro localizada no Sertão paraibano é um exemplo real do modo de desenvolvimento, onde se observa um crescimento da mancha urbana o que tem aumentado o seu contingente populacional, no ano de 1970 a zona urbana contava com 1.082 habitantes e após três décadas esse número já era de 4.889 habitantes, e como consequência tem gerado sérios problemas ambientais, sobretudo, a degradação do rio Taperoá que, por sua vez, consiste em um importante corpo d’água de regime intermitente no semiárido paraibano. Portanto, pretende-se buscar uma verdadeira compreensão do fenômeno do crescimento urbano do município de Desterro/PB e a degradação ambiental que o mesmo vem causando ao rio Taperoá. Dessa forma, o estudo busca identificar os níveis de comprometimento do rio Taperoá em função do crescimento urbano de Desterro/PB; compreender como crescimento urbano do município em estudo contribui para degradação do rio e analisar os principais indicadores que aceleram o processo de poluição do rio Taperoá. Dos entrevistados 40% responderam que depositam seus resíduos sólidos no leito do rio mesmo existindo a coleta destes. Vê-se, portanto, a importância do estudo, uma vez que o objeto de estudo encontra-se inserido numa região totalmente carente de recursos hídricos. Com a expansão da mancha urbana aumenta-se, gradativamente a necessidade cada vez maior de espaços destinados a construção de habitações observa-se, portanto, a necessidade da aplicação de uma legislação ambiental mais rígida, além do desenvolvimento de estudos sobre a ocorrência destas degradações em Desterro/PB objetivando o cumprimento da legislação já existente e ainda apontar medidas que previnam tais degradações.
Descrição: LIMA, João Batista de. A degradação do Rio Taperoá em função do crescimento urbano estudo de caso no Município de Desterro/PB. 2011. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3187
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Batista de Lima.pdfJoão Batista de Lima1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.