Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Fabio Vinicius de Carvalho-
dc.date.accessioned2024-06-25T12:32:51Z-
dc.date.available2024-06-25T12:32:51Z-
dc.date.issued2024-06-14-
dc.identifier.otherCDD 530-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31870-
dc.descriptionSOARES, Fábio Vinícius de Carvalho. Relato de experiência no ensino de física: uma vivência no programa de apoio à formação e ao ensino (PROAFE). 2024. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo, trata-se de um relato de experiencia vivenciado no PROAFE, como monitor do programa no componente de Física para o ensino médio. O estudo destaca a necessidade de métodos mais eficazes para engajar os alunos e facilitar a compreensão dos conceitos físicos, que muitas vezes são considerados abstratos e desafiadores. A metodologia empregada no PROAFE inclui a aplicação de experimentos práticos e o uso de tecnologias educacionais, com o enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) as quais possibilitam a observação dos fenômenos físicos, de forma colaborativa e envolvente. Esses métodos foram escolhidos para tornar o aprendizado mais dinâmico e relevante, conectando os conceitos teóricos da Física com situações do cotidiano dos estudantes. Os resultados dessa abordagem, mostraram-se bastante positivos. Houve um aumento significativo no interesse e na motivação dos alunos para aprender física. Além disso, os estudantes demonstraram uma boa compreensão dos conceitos e uma melhoria no desempenho acadêmico. As atividades práticas e interativas ajudaram a desmistificar a Física, tornando-a mais acessível e menos intimidante para os alunos. Por fim, observa-se a importância do PROAFE na formação de professores, uma vez que o projeto também contribui para iniciação dos licenciados na prática educacional não só na Física como em outros componentes curriculares.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Ruth Brito de Figueiredo Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleRelato de experiência no ensino de física: uma vivência no programa de apoio à formação e ao ensino (PROAFE)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Fabio Vinicius de Carvalho Soares.pdfTCC - Fabio Vinicius de Carvalho Soares477.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito108.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.