Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31870
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Fabio Vinicius de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-25T12:32:51Z | - |
dc.date.available | 2024-06-25T12:32:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 530 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31870 | - |
dc.description | SOARES, Fábio Vinícius de Carvalho. Relato de experiência no ensino de física: uma vivência no programa de apoio à formação e ao ensino (PROAFE). 2024. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo, trata-se de um relato de experiencia vivenciado no PROAFE, como monitor do programa no componente de Física para o ensino médio. O estudo destaca a necessidade de métodos mais eficazes para engajar os alunos e facilitar a compreensão dos conceitos físicos, que muitas vezes são considerados abstratos e desafiadores. A metodologia empregada no PROAFE inclui a aplicação de experimentos práticos e o uso de tecnologias educacionais, com o enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) as quais possibilitam a observação dos fenômenos físicos, de forma colaborativa e envolvente. Esses métodos foram escolhidos para tornar o aprendizado mais dinâmico e relevante, conectando os conceitos teóricos da Física com situações do cotidiano dos estudantes. Os resultados dessa abordagem, mostraram-se bastante positivos. Houve um aumento significativo no interesse e na motivação dos alunos para aprender física. Além disso, os estudantes demonstraram uma boa compreensão dos conceitos e uma melhoria no desempenho acadêmico. As atividades práticas e interativas ajudaram a desmistificar a Física, tornando-a mais acessível e menos intimidante para os alunos. Por fim, observa-se a importância do PROAFE na formação de professores, uma vez que o projeto também contribui para iniciação dos licenciados na prática educacional não só na Física como em outros componentes curriculares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Ruth Brito de Figueiredo Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência no ensino de física: uma vivência no programa de apoio à formação e ao ensino (PROAFE) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Fabio Vinicius de Carvalho Soares.pdf | TCC - Fabio Vinicius de Carvalho Soares | 477.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 108.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.