Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31874
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreno, Vanessa Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-25T13:39:23Z | - |
dc.date.available | 2024-06-25T13:39:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31874 | - |
dc.description | MORENO, Vanessa Rodrigues. A interação da família no processo de ensino e aprendizagem da criança autista: desafios e possibilidades. 2024. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem a finalidade de trazer informações acerca da importância da família estar inserida no processo de Ensino e Aprendizagem da criança autista enfatizando os desafios e as possibilidades. A família, nesse contexto, é objeto principal, mesmo muita das vezes se ausentando da responsabilidade na Aprendizagem de seus filhos. Foi tido como objetivo principal expor maneiras que propiciem o desenvolvimento da criança autista no âmbito escolar tendo como objeto de apoio à família. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e explicativa. Constatamos que quando há a interação da família no processo de Ensino e Aprendizagem da criança autista, mais chances há da criança desenvolver na aprendizagem e socialização. Além disso, também foi possível observar que é importante que o corpo docente sempre se reitere e utilize metodologias e recursos lúdicos que proporcionem uma aprendizagem mais flexível e prazerosa para o estudante. Esse estudo está dividido da seguinte maneira: Introdução, Origem e antecedentes históricos do autismo, Diagnóstico e família, O processo de ensino e aprendizagem da criança autista no espaço escolar, A interação entre família, autismo e o processo de ensino e aprendizagem, A inclusão escolar com crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), Metodologia, Análise dos dados, Resultados e discussões, Considerações finais, Referências e Apêndice. Contamos com as contribuições dos seguintes autores: Cardoso; Freire (2022), Fernandes; Tomazelli; Girianelli (2020), Gaiato (2018), Gomes: Mendes (2010), Lima (2014), Klin (2006), Marfinati; Abrão (2014), Monte; Pinto (2015), Oliveira (2015), Silva (2016). A pesquisa demonstra que quando há a interação da família no processo de Ensino e Aprendizagem da criança autista, diversos avanços são constatados na interação social e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Criança autista | pt_BR |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A interação da família no processo de ensino e aprendizagem da criança autista: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Vanessa Rodrigues Moreno | TCC - Vanessa Rodrigues Moreno | 1.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.