Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31874
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreno, Vanessa Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-06-25T13:39:23Z-
dc.date.available2024-06-25T13:39:23Z-
dc.date.issued2024-06-11-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31874-
dc.descriptionMORENO, Vanessa Rodrigues. A interação da família no processo de ensino e aprendizagem da criança autista: desafios e possibilidades. 2024. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem a finalidade de trazer informações acerca da importância da família estar inserida no processo de Ensino e Aprendizagem da criança autista enfatizando os desafios e as possibilidades. A família, nesse contexto, é objeto principal, mesmo muita das vezes se ausentando da responsabilidade na Aprendizagem de seus filhos. Foi tido como objetivo principal expor maneiras que propiciem o desenvolvimento da criança autista no âmbito escolar tendo como objeto de apoio à família. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e explicativa. Constatamos que quando há a interação da família no processo de Ensino e Aprendizagem da criança autista, mais chances há da criança desenvolver na aprendizagem e socialização. Além disso, também foi possível observar que é importante que o corpo docente sempre se reitere e utilize metodologias e recursos lúdicos que proporcionem uma aprendizagem mais flexível e prazerosa para o estudante. Esse estudo está dividido da seguinte maneira: Introdução, Origem e antecedentes históricos do autismo, Diagnóstico e família, O processo de ensino e aprendizagem da criança autista no espaço escolar, A interação entre família, autismo e o processo de ensino e aprendizagem, A inclusão escolar com crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), Metodologia, Análise dos dados, Resultados e discussões, Considerações finais, Referências e Apêndice. Contamos com as contribuições dos seguintes autores: Cardoso; Freire (2022), Fernandes; Tomazelli; Girianelli (2020), Gaiato (2018), Gomes: Mendes (2010), Lima (2014), Klin (2006), Marfinati; Abrão (2014), Monte; Pinto (2015), Oliveira (2015), Silva (2016). A pesquisa demonstra que quando há a interação da família no processo de Ensino e Aprendizagem da criança autista, diversos avanços são constatados na interação social e aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectCriança autistapt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.titleA interação da família no processo de ensino e aprendizagem da criança autista: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vanessa Rodrigues MorenoTCC - Vanessa Rodrigues Moreno1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.