Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Samara de Fátima da Silva-
dc.date.accessioned2024-06-25T19:03:08Z-
dc.date.available2024-06-25T19:03:08Z-
dc.date.issued2024-06-11-
dc.identifier.otherCDD 371.387-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31891-
dc.descriptionMOREIRA, Samara de Fatima da Silva. Como os jogos podem auxiliar no processo da aprendizagem da língua brasileira de sinais. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNo contexto educacional, investigamos o papel dos jogos no processo de aprendizagem da língua Brasileira de Sinais (Libras), procurando compreender de que modo a ludicidade pode auxiliar para a efetividade do ensino e obtenção dessa língua. Este estudo tem como objetivo geral propor a valorização e interesse na aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais por meio dos jogos. Como objetivo especifico, buscamos uma maneira significativa de desenvolver a comunicação, o cognitivo, efetivo e social dos sujeitos surdos. Na busca de responder ás questões deste estudo, procuramos refletir de acordo com as pespectivas dos seguintes autores: Kishimoto (1993,1994,2009,), Luckesi (2002), Rizzi e Haydt (1987), Marcelino (2001), Macedo; Petty; Passos (2000), Maluf (2007), Bncc (Brasil, 2018). Neste sentido, no desenvolvimento do estudo, configurou-se como inicialmente, uma pesquisa exploratória,logo, a abordagem da pesquisa será qualiitativa em educação. Posteriormente, a pesquisa assume uma pespectiva bibliográfica a partir da utilização da pesquisa de campo, utilizamos também as fontes terciária para a coleta de dados desta pesquisa. Portanto, ao longo desse estudo, destacamos impactos positivos dos jogos no contexto da aprendizagem, destacando oportunidades para aprimorar as práticas Pedagógicas Inclusivas, dessa forma, possibilitando o desenvolvimento significativo da Língua Brasileira de Sinais, contribuindo assim, para a comunicação e inclusão do sujeito surdo na sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJogos Educativos.pt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.titleComo os jogos podem auxiliar no processo da aprendizagem da língua brasileira de sinaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Samara de Fátima da Silva MoreiraTCC - Samara de Fátima da Silva Moreira724.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito978.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.