Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31891
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, Samara de Fátima da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-25T19:03:08Z | - |
dc.date.available | 2024-06-25T19:03:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.387 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31891 | - |
dc.description | MOREIRA, Samara de Fatima da Silva. Como os jogos podem auxiliar no processo da aprendizagem da língua brasileira de sinais. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | No contexto educacional, investigamos o papel dos jogos no processo de aprendizagem da língua Brasileira de Sinais (Libras), procurando compreender de que modo a ludicidade pode auxiliar para a efetividade do ensino e obtenção dessa língua. Este estudo tem como objetivo geral propor a valorização e interesse na aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais por meio dos jogos. Como objetivo especifico, buscamos uma maneira significativa de desenvolver a comunicação, o cognitivo, efetivo e social dos sujeitos surdos. Na busca de responder ás questões deste estudo, procuramos refletir de acordo com as pespectivas dos seguintes autores: Kishimoto (1993,1994,2009,), Luckesi (2002), Rizzi e Haydt (1987), Marcelino (2001), Macedo; Petty; Passos (2000), Maluf (2007), Bncc (Brasil, 2018). Neste sentido, no desenvolvimento do estudo, configurou-se como inicialmente, uma pesquisa exploratória,logo, a abordagem da pesquisa será qualiitativa em educação. Posteriormente, a pesquisa assume uma pespectiva bibliográfica a partir da utilização da pesquisa de campo, utilizamos também as fontes terciária para a coleta de dados desta pesquisa. Portanto, ao longo desse estudo, destacamos impactos positivos dos jogos no contexto da aprendizagem, destacando oportunidades para aprimorar as práticas Pedagógicas Inclusivas, dessa forma, possibilitando o desenvolvimento significativo da Língua Brasileira de Sinais, contribuindo assim, para a comunicação e inclusão do sujeito surdo na sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Jogos Educativos. | pt_BR |
dc.subject | Língua Brasileira de Sinais | pt_BR |
dc.title | Como os jogos podem auxiliar no processo da aprendizagem da língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Samara de Fátima da Silva Moreira | TCC - Samara de Fátima da Silva Moreira | 724.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 978.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.