Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31893
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Dhepfane Rayane neves da | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-25T22:00:03Z | - |
dc.date.available | 2024-06-25T22:00:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6561 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31893 | - |
dc.description | SILVA, Dhepfane Rayane Neves da. La enseñanza de gramática de lengua española en la educación secundaria: una experiencia en el programa de residencia pedagógica. 2024. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino da língua espanhola carrega o peso do termo “chato, dificil” , um prejulgamento que acomete não só a gramática espanhola, como também a portuguesa. No entanto, o ensino da gramática pode ser algo mais leve e atrativo, por tanto que o docente juntamente com o aluno colaborem. O professor buscando meios e métodos para ensiná-la, e os alunos se esforçando para participar e aprender. Por isso se faz necessário ir além do livro didático e buscar outras maneiras de passar o conhecimento, focando não só no conteúdo, mas também no aprendizado dos estudantes. O presente trabalho tem como objetivo: analisar a importância do ensino da gramática espanhola de forma contextualizada no ensino médio, com a utilização de metodologias ativas e/ou tradicionais, aplicadas em atividades/dinâmicas que tornem o ensino útil e produtivo para o aluno e o professor. Deste modo, foram desenvolvidos três objetivos específicos para alcançar o objetivo geral, sendo eles: a) Debater a respeito da gramática de língua espanhola e os meios para a ensiná-la de forma contextualizada; b) expor os pontos que dificultam a aprendizagem da gramática espanhola no ensino da língua e c) desenvolver actividades pensadas para ensinar a gramática espanhola em aula, analisando como são recebidas pelos alunos, se utilizam os usos gramaticais e se são viáveis para tal ensino/aprendizagem, sem deixar de passar os conteúdos com eficiência. Para desenvolver e analisar os objetivos presentes, foi necessário um estudo de caso, seguido de uma pesquisa bibliográfica, pois a pesquisa se desenvolveu na Escola Cidadã Integral Técnica José Leite de Souza, com o grupo de 1º ano F, onde foram planejadas algumas atividades, coletados e analisados os dados com base no objeto de pesquisa que é a gramática. As atividades realizadas tiveram como foco apresentar tópicos gramaticais através dos diferentes métodos dedutivos e indutivos, utilizando atividades tradicionais e lúdicas, apresentando a sua eficácia ou ineficácia. Para a fundamentação teórica, alguns teóricos foram extremamente importantes para a elaboração dos capítulos, sendo eles: Roitman (1981), Tezani (2006), Pizarro e Silva (2007), Alonso (2012), Ferreira (2013), Moura (2014), Antunes (2014), Camps (2015), Avelar (2017), Antunes (2017), Bosque (2018), Rodríguez y Ruiz (2020), Espinoza-Freire et al. (2020). Com o suporte dos autores foi possível debater a respeito da gramática espanhola, seu uso em sala de aula, assim como, ajudou a conhecer métodos e atividades que podem contribuir positivamente para tal ensino. Os resultados obtidos com esta pesquisa foram positivos, visto que, as atividades elaboradas e levadas para a turma de primeiro ano proporcionaram interação por parte dos alunos, dando contribuições e tirando dúvidas. Conclui-se que é muito importante ensinar gramática espanhola de forma lúdica, utilizando diferentes métodos e de forma contextualizada, para que o ensino-aprendizagem seja benéfico tanto para o professor quanto para o aluno. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof. Ma. Maria da Conceição Almeida Teixeira | pt_BR |
dc.language.iso | es | pt_BR |
dc.subject | Programa de Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino da lingua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Gramática espanhola | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.title | (25/06/2024) La enseñanza de gramática de lengua española en la educación secundaria: una experiencia en el programa de residencia pedagógica. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Dhepfane Rayane Neves da Silva.pdf | PDF - Dhepfane Rayane Neves da Silva | 28.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 551.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.