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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31919
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rufino, Thomas de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-27T13:09:18Z | - |
dc.date.available | 2024-06-27T13:09:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 657.84 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31919 | - |
dc.description | RUFINO, Thomas de Oliveira. Análise de modelos de negócios e distribuição em empresas de jogos: um estudo sobre o modelo de distribuição misto da Paradox Interactive. 2024. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O mercado de jogos evoluiu para o modelo de distribuição freemium, que agora predomina. No entanto, o modelo premium, a estratégia inicial de distribuição no mercado de jogos, nunca foi completamente abandonado. Nesse contexto, observa-se que algumas empresas adotam um modelo misto, como é o caso da Paradox Interactive, uma desenvolvedora e distribuidora de jogos sueca que combina elementos dos modelos premium e freemium. O objetivo deste estudo foi analisar os impactos financeiros da adoção do modelo misto pela Paradox. Foram realizadas análises usando regressão linear entre as variáveis: (i) jogadores ativos; (ii) jogos lançados; e (iii) conteúdos extras lançados, e os indicadores econômico-financeiros: (i) retorno sobre o patrimônio líquido (Return on Equity - ROE) e (ii) retorno sobre o ativo (Return on Assets - ROA). Além disso, foi realizada uma análise com matriz de correlação, inserindo as variáveis tamanho dos ativos fixos e volume de vendas. O estudo concluiu que somente a variável jogos lançados teve um grau de explicação significativo sobre o ROE. As variáveis conteúdos extras lançados e jogadores ativos apresentaram correlação com volume de vendas e tamanho dos ativos fixos, respectivamente. Esse resultado demonstra que a estratégia da Paradox é lançar jogos para gerar retorno, enquanto os conteúdos extras atuam em sinergia para aumentar o volume de vendas. Os jogadores ativos influenciam apenas o valor dos ativos intangíveis da empresa, especificamente no fortalecimento da marca. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Ricardo Ferreira Dantas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Modelo Freemium e Premium | pt_BR |
dc.subject | Modelo Misto | pt_BR |
dc.subject | Impactos Financeiros | pt_BR |
dc.title | Análise de modelos de negócios e distribuição em empresas de jogos: um estudo sobre o modelo de distribuição misto da Paradox Interactive. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 25 - TCC |
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