Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3192
Título: Sociedades, conflitos e direitos humanos: Sudão, O Microcosmo Africano
Autor(es): Guimarães, Samara Dantas Palmeira
Palavras-chave: Sudão
Direitos humanos
Conflitos
Data do documento: 21-Mar-2014
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresentará a influência da religião na formulação da política da República do Sudão, abordando a discussão sobre o reconhecimento global dos Direitos Humanos, com foco nas estruturas civilizacionais do Sul do Sudão e nos desdobramentos políticos internos. Por ser formado por diversos grupos étnicos e conviver com rivalidades entre o sul do país formado maciçamente por cristãos e povos de costumes e tradições locais e o Norte em que o Islã predomina como religião de Estado, o Sudão chama para si a atenção da comunidade internacional, dos militantes de Direitos Humanos e consequentemente de agências da Organização das Nações Unidas, que atua no país em missões de caráter assistencialista e militar. Conflitos que se caracterizam como intra-estatal e étnicos demandam intervenções mais delicadas e abrangentes, pois faz-se necessário considerar o afluxo de refugiados de países fronteiriços, assim como a saída dos próprios sudaneses para outros países em busca de abrigo, as dificuldades relacionadas à falta de infra-estrutura básica e as condições climáticas instáveis, por exemplo. As operações de paz se intensificaram após o conflito de Darfur em 2003, no oeste do Sudão, resultado de longos conflitos causados por divergências econômicas, políticas e sociais entre não-árabes e a maioria muçulmana.
Descrição: GUIMARÃES, Samara Dantas Palmeira. Sociedades, conflitos e direitos humanos: Sudão, o microcosmo africano. 2010. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3192
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samara Dantas Palmeira Guimarães.pdfSamara Dantas Palmeira Guimarães646.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.