Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3193
Título: Da intergovernamentalidade à supranacionalidade: um estudo sobre a reforma institucional do Mercosul
Autor(es): Silva, Denyson Wesley Rufino da
Palavras-chave: Mercosul
Intergovernamentalidade
supranacionalidade
Data do documento: 21-Mar-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo a respeito da reforma institucional do Mercado Comum do Sul. Para isso, primeiro será observada a conjuntura vivida pelo bloco, como também serão destacados conceitos-chave para este trabalho como: integração regional e instituições internacionais; depois far-se-á um estudo da estrutura institucional mercosulina corrente, comparando-a com a pretendida pelo bloco, a saber a estrutura supranacional, representada aqui pela União Européia. Para isso serão observados os órgãos institucionais de cada um dos blocos, sendo apontadas suas especificidades, funções e problemáticas. E, por fim, será elaborado um estudo acerca do recém-criado órgão institucional do Parlamento do Mercosul, considerado como marco inicial dessa reforma, contrastando-o com a Comissão Parlamentar Conjunta, sua antecessora. Para que tal trabalho seja elaborado, serão levadas em conta as teorias do neoinstitucionalismo liberal e do neofuncionalismo, presentes no âmbito das Relações Internacionais. Dessa maneira, o trabalho faz alguns questionamentos pertinentes como o de se a reforma institucional pode ser considerada ou não imitação da experiência européia. Além disso, observa-se aqui que a reforma mercosulina, de fato, aparenta ser benéfica ao bloco, proporcionando mais celeridade ao seu funcionamento.
Descrição: SILVA, Denyson Wesley Rufino da. Da intergovernamentalidade à supranacionalidade: um estudo sobre a reforma institucional do Mercosul. 2010. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3193
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Denyson Wesley Rufino da Silva.pdfDenyson Wesley Rufino da Silva704.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.