Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Jhuan Thallys Santana da-
dc.date.accessioned2024-06-28T11:58:41Z-
dc.date.available2024-06-28T11:58:41Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31950-
dc.descriptionCOSTA, Jhuan Thallys Santana da. Geografia, futebol e paixão: a torcida do Flamengo movimenta até a economia.. 2024. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tratou sobre a Geografia e o futebol na perspectiva socioeconômica e cultural. O objetivo geral com a pesquisa foi analisar o Clube de Regatas do Flamengo (CRF) e os seus torcedores, sendo considerada a maior torcida do Brasil e que possui um gigante potencial de consumo da marca Flamengo em todo o país. A torcida do CRF foi estimada em cerca de 40 milhões de pessoas espelhados por todo território brasileiro (ESPN, 2023). Entre os objetivos específicos, foi feito um estudo de caso, envolvendo torcedores do CRF entre Alagoa Grande e Guarabira/PB, com entrevista e questionário semiestruturados, o que gerou uma abordagem quanti-quantitativa para identificar de que maneira os torcedores consomem produtos esportivos relacionados ao Flamengo, com destaque para o alto valor dos produtos oficiais, dificultando para muitos torcedores o acesso a esses produtos. Fizemos uma identificação de um cenário esportivo que se mostrou atraente para fornecedores de materiais esportivos, visto que os torcedores são consumidores de produtos vinculados aos seus clubes e acabam atraindo fornecedores de alto escalão, que vem investindo valores altíssimos em patrocínios. Outro aspecto da pesquisa que foi destacado, tratou sobre a presença de produtos alternativos, considerados “piratas”, que atrai parte dos amantes de produtos esportivos por ter um custo abaixo em relação aos produtos licenciados, onde é possível ter fácil acesso, uma vez que é encontrado em comércios, feira livre e em compras online, sendo a opção de muitos torcedores. Com a pesquisa foi possível considerar que a torcida do CRF provoca grande impacto na dinâmica econômica no mercado de produtos ligados ao futebol, além de outras áreas socioeconômicas que envolve marcas, patrocinadores e entretenimento em geral.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Belarmino Mariano Netopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEconomia do futebolpt_BR
dc.subjectPaixãopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.titleGeografia, futebol e paixão: a torcida do Flamengo movimenta até a economia.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jhuan Thallys Santana da CostaTCC - Jhuan Thallys Santana da Costa1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito364.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.