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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31953
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Guilherme, Laieny da Silva Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-28T13:13:59Z | - |
dc.date.available | 2024-06-28T13:13:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31953 | - |
dc.description | GUILHERME, Laieny da Silva Lima. Autismo e políticas públicas: concepções e oferta de atendimento às pessoas com TEA no município de Cuitegi-PB. 2024. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia integra os estudos da Linha de Pesquisa Educação Especial e Inclusiva trata da oferta de atendimento às pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista - no município de Cuitegi – PB, bem como das políticas públicas voltadas para esse público específico. Nesse sentido, insere-se nas pesquisas em Educação Especial e Inclusiva. Tem como objetivo geral: Analisar às formas de atendimento de pessoas com autismo no município de Cuitegi – PB. De forma mais específica, buscou-se: a) Conceituar o autismo e sua evolução na contemporaneidade, b) Identificar o foco das pesquisas em autismo, no Brasil, na última década; c) Categorizar o número de pessoas com autismo em nível Brasil, na região nordeste, no estado da Paraíba e no município de Cuitegi – PB e, por fim, d) mapear as políticas públicas de acesso e atendimento de pessoas com autismo no município de Cuitegi – PB. Para a elaboração do arcabouço teórico para fundamentar o trabalho foram utilizados os escritos de Kanner (1943), Asperger (1991), Wollf (2004), Rovere (2023) dentre outros estudiosos que contribuíram para a compreensão da temática. Metodologicamente a pesquisa se fundamentou nos preceitos da abordagem qualitativa, primando por um estudo bibliográfico, acrescido da aplicação de um questionário semiestruturado. Diante disso, verificou-se que a oferta de atendimento nas salas de AEE tem buscando atender às necessidades das pessoas com autismo residentes no município. No entanto, dada às especificidades e singularidades desse atendimento, às escolas ainda carecem de materiais de apoio didático-pedagógico apropriados para essa demanda. Em nível nacional, também, registra-se a insuficiência de políticas públicas voltadas ao público com Autismo, especialmente no que diz respeito ao número de pessoas diagnósticas e correspondência a esse atendimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Verônica Pessôa da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | Autismo e políticas públicas: concepções e oferta de atendimento às pessoas com TEA no município de Cuitegi-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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