Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Erick Eduardo-
dc.date.accessioned2024-06-28T14:41:17Z-
dc.date.available2024-06-28T14:41:17Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.otherCDD 658.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31956-
dc.descriptionSOUSA, E. E. Análise das dimensões formadoras do endomarketing na percepção dos colaboradores de um escritório administrativo em Campina Grande - PB. 2024. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2024. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractDiante do envolvimento entre o ambiente interno e o externo em meio às mudanças que são muito rápidas, a todo instante surge nas organizações à necessidade de buscar soluções para aumentar sua eficácia e sobreviver no mercado cada vez mais globalizado. Face ao exposto, rotineiramente as organizações se conscientizam da importância de ações que comprometem e satisfazem seus clientes internos (colaboradores), para atingir metas, consolidar uma boa imagem e implementar qualidade. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo analisar as dimensões formadoras do Endomarketing na opinião dos colaboradores de um escritório administrativo em Campina Grande - PB. Trata-se, portanto de um estudo de caso, acompanhado de pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e de campo; e ainda, os métodos quantitativo e qualitativo. O instrumento de pesquisa foi um questionário, disponibilizado no google forms, contendo cinco questões sobre o perfil socioeconômico dos colaboradores, dezoito assertivas, sendo duas para cada dimensão formadora do Endomarketing, e uma questão aberta para prováveis sugestões; entretanto, em um universo de 55 colaboradores, retornaram apenas 22 questionários, mesmo ficam disponíveis durante todo o mês de março de 2024. É válido ressaltar que das nove dimensões a maioria concordou em sete e nas duas restantes houve metade de concordância. Quanto a questão aberta, verificou-se que cinco aspectos mereceram destaque para melhorar a satisfação e o desempenho profissional, quais sejam: melhoria salarial, processo de comunicação, reestruturação e clima, reconhecimento e qualidade; e por fim, treinamento. Face ao exposto percebe-se que os resultados foram satisfatórios, entretanto a empresa deverá implantar as recomendações para melhorar cada vez mais o nível de satisfação dos colaboradores.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversade Estadual da Paraíba - UEPBpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectDimensões Formadoras do Endomarketing.pt_BR
dc.titleAnálise das dimensões formadoras do endomarketing na percepção dos colaboradores de um escritório administrativo em Campina Grande - PBpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE DEPOSITO ASSINADO.pdf930.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC ERICK EDUARDO SOUSA (FINAL).pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.