Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31969
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Amanda da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-28T21:45:00Z | - |
dc.date.available | 2024-06-28T21:45:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 469.07 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31969 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Amanda da Silva. A variação linguística no contexto escolar: concepções de professores da língua portuguesa de escolas públicas e particulares da cidade de Guarabira-PB. 2024. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A variação linguística é um fenômeno comum a todas as línguas, em que são apresentadas transformações, evoluções e adaptações na comunicação dos falantes. Com base nisso, o objetivo geral do nosso estudo consiste em analisar a visão de professores de Língua Portuguesa acerca da temática da variação linguística. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, o instrumento utilizado para coleta de dados consistiu em um questionário direcionado para sete docentes de escolas públicas e particulares da cidade de Guarabira do estado da Paraíba, que atuam na educação básica como professores de Língua Portuguesa. O referencial teórico abrangeu os estudos de Antunes (2009), Bagno (2009), Bortoni-ricardo (2014), Coelho et al., (2015), Libâneo (2013), Oliveira (2010), e os documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998) e Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018). As concepções dos docentes da escola pública reconheceram a importância de a temática do preconceito linguístico ser discutida com os alunos e trabalhada em sala de aula, porém dois dos professores de escolas particulares deram maior ênfase à instrução da gramática normativa. As respostas dos professores participantes da pesquisa demonstraram estratégias de ensino eficientes para conscientizar os discentes sobre a gravidade da discriminação pela língua. Logo, consideramos a nossa pesquisa indispensável para ressignificar a importância do trabalho com a variação linguística em sala de aula de quaisquer redes educacionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Anilda Costa Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Preconceito linguístico | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.title | A variação linguística no contexto escolar: concepções de professores da língua portuguesa de escolas públicas e particulares da cidade de Guarabira-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Amanda da Silva Oliveira | TCC - Amanda da Silva Oliveira | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 875.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.