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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Amanda da Silva-
dc.date.accessioned2024-06-28T21:45:00Z-
dc.date.available2024-06-28T21:45:00Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.otherCDD 469.07-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31969-
dc.descriptionOLIVEIRA, Amanda da Silva. A variação linguística no contexto escolar: concepções de professores da língua portuguesa de escolas públicas e particulares da cidade de Guarabira-PB. 2024. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA variação linguística é um fenômeno comum a todas as línguas, em que são apresentadas transformações, evoluções e adaptações na comunicação dos falantes. Com base nisso, o objetivo geral do nosso estudo consiste em analisar a visão de professores de Língua Portuguesa acerca da temática da variação linguística. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, o instrumento utilizado para coleta de dados consistiu em um questionário direcionado para sete docentes de escolas públicas e particulares da cidade de Guarabira do estado da Paraíba, que atuam na educação básica como professores de Língua Portuguesa. O referencial teórico abrangeu os estudos de Antunes (2009), Bagno (2009), Bortoni-ricardo (2014), Coelho et al., (2015), Libâneo (2013), Oliveira (2010), e os documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998) e Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018). As concepções dos docentes da escola pública reconheceram a importância de a temática do preconceito linguístico ser discutida com os alunos e trabalhada em sala de aula, porém dois dos professores de escolas particulares deram maior ênfase à instrução da gramática normativa. As respostas dos professores participantes da pesquisa demonstraram estratégias de ensino eficientes para conscientizar os discentes sobre a gravidade da discriminação pela língua. Logo, consideramos a nossa pesquisa indispensável para ressignificar a importância do trabalho com a variação linguística em sala de aula de quaisquer redes educacionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Anilda Costa Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.titleA variação linguística no contexto escolar: concepções de professores da língua portuguesa de escolas públicas e particulares da cidade de Guarabira-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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