Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3197
Título: Feira de trocas do mercado central de Campina Grande – PB.: uma atividade informal em expansão
Autor(es): Silva, Lucas Batista Januário da
Palavras-chave: Feira de trocas
Comércio informal
Campina Grande
Data do documento: 24-Mar-2014
Resumo: Em pleno centro da cidade de Campina Grande-PB, acontece uma atividade informal que vem chamando a atenção de autoridades governamentais, moradores e comerciantes da área da feira central, é a chamada “feira de trocas”. Constituída por pessoas de vários bairros e até de outras cidades circunvizinhas, que na luta diária pela sobrevivência, às quartas-feiras e aos sábados, trazem produtos variados para serem comercializados livremente na referida feira. Os ambulantes buscam vender, comprar, trocar qualquer produto que seja portador de valor monetário, são pássaros, eletrodomésticos, calçados, roupas, ferramentas, celulares, DVDs, entre outros produtos. O que vem chamando atenção é o fato desta atividade estar em expansão, onde antes havia uma pequena quantidade de pessoas, que se reunia em uma calçada da Rua Manoel Pereira de Araújo, para trocar seus pássaros, hoje a referida rua tem sua paisagem completamente modificada em dias que ocorre tal feira, ficando tomada completamente pelos feirantes, causando transtornos aos comerciantes dos estabelecimentos locais e moradores da rua que sequer conseguem chegar a suas casas nos referidos dias, por causa da interrupção do tráfego de veículos. Desta forma surgiu, o interesse de estudar essa atividade, por se tratar de uma atividade informal, enquadrada no circuito inferior, tão discutida por autores da Geografia. A pesquisa busca obter esclarecimentos que possam responder às inquietações, de órgãos governamentais e principalmente da sociedade em geral. Portanto, este trabalho tem como objetivo principal, analisar os fatores que influenciaram a vinda desses feirantes, identificando as razões que vêm ocasionando o crescimento exacerbado desta atividade informal nesse espaço. A pesquisa pretende também identificar os motivos que levaram tantos feirantes a desempenharem esta atividade, definir parâmetros socioeconômicos, envolvida nessa atividade, demonstrar o grau de relevância que essa atividade representa para os ambulantes. A presente monografia foi desenvolvida de acordo com o método dialético, por fazer interpretações dinâmicas da realidade social e espacial do objeto, dentro do contexto social, político e econômico da sociedade brasileira pretérita e atual. Os instrumentos para a coleta de dados foram entrevistas e questionários com questões semi-abertas com os feirantes e moradores para obter as informações necessárias para o entendimento e identificação dos itens supramencionados assim como as razões pelas quais os ambulantes migraram para tal local. Concluiu-se que entre os principais fatores responsáveis pelo crescimento de tal feira estão: o fácil acesso a bens de consumo, a falta de políticas públicas no combate a miséria, a desqualificação profissional dos ambulantes e baixas escolaridades, dificultando a inserção dos mesmos ao mercado de trabalho formal, restando para esses, desempregados, sobreviver de atividades informais.
Descrição: Silva, L. B. J. da. Feira de trocas do mercado central de Campina Grande – PB.: uma atividade informal em expansão. 2011. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3197
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Batista Januário da Silva.pdfLucas Batista Januário da Silva2.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.