Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31970
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Queiroz, Ivonete Duarte de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-28T23:06:29Z | - |
dc.date.available | 2024-06-28T23:06:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31970 | - |
dc.description | QUEIROZ, Ivonete Duarte de Sousa. O letramento literário e o ensino de literatura nas aulas de espanhol: desafios e possibilidades. 2024. 55f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho centra-se essencialmente na abordagem dos desafios e possibilidades acerca do ensino de literatura nas aulas de espanhol enquanto requisito para o fomento ao letramento literário. Neste sentido, além de discorrer acerca da importância da literatura para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos dos estudantes, o estudo se volta para a apresentação de uma crítica ao atual PNLD que deixou de contemplar o livro didático de espanhol. Assim, propõe-se uma análise das obras que compõem a coleção Confluencia, aprovada pelo PNLD 2018. Desta forma, a análise prioriza a reflexão em relação aos gêneros literários, aos autores e às atividades propostas na coleção, levando em consideração sua relevância para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Ademais, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica - quanto a sua natureza – e, quanto ao método, classifica-se como documental, uma vez que se vale de materiais e documentos previamente elaborados. Utilizou-se da abordagem qualitativa com foco no letramento literário. A partir dos postulados de autores como Cosson (2009), Rosa (2011), Macedo (2021), além da análise e da reflexão em relação aos livros didáticos citados, conclui-se que é possível ofertar um ensino de literatura que favoreça o letramento literário. Para isso, é necessário considerar o perfil dos estudantes, seus anseios e experiências, para, a partir daí, direcionar a prática pedagógica de maneira personalizada, sem deixar de lado o uso das metodologias ativas associadas às tecnologias digitas. Desta forma, o professor deverá colocar o estudante no centro do processo de ensino, por isso, sua atitude primordial para que os objetivos educacionais sejam alcançados de fato. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Ma. Maria da Conceição Almeida Teixeira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.title | O letramento literário e ensino de literatura nas aulas de espanhol: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ivonete Duarte de Sousa Queiroz.pdf | PDF - Ivonete Duarte de Sousa Queiroz | 1.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 616.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.