Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorQueiroz, Ivonete Duarte de Sousa-
dc.date.accessioned2024-06-28T23:06:29Z-
dc.date.available2024-06-28T23:06:29Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.otherCDD 372.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31970-
dc.descriptionQUEIROZ, Ivonete Duarte de Sousa. O letramento literário e o ensino de literatura nas aulas de espanhol: desafios e possibilidades. 2024. 55f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho centra-se essencialmente na abordagem dos desafios e possibilidades acerca do ensino de literatura nas aulas de espanhol enquanto requisito para o fomento ao letramento literário. Neste sentido, além de discorrer acerca da importância da literatura para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos dos estudantes, o estudo se volta para a apresentação de uma crítica ao atual PNLD que deixou de contemplar o livro didático de espanhol. Assim, propõe-se uma análise das obras que compõem a coleção Confluencia, aprovada pelo PNLD 2018. Desta forma, a análise prioriza a reflexão em relação aos gêneros literários, aos autores e às atividades propostas na coleção, levando em consideração sua relevância para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Ademais, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica - quanto a sua natureza – e, quanto ao método, classifica-se como documental, uma vez que se vale de materiais e documentos previamente elaborados. Utilizou-se da abordagem qualitativa com foco no letramento literário. A partir dos postulados de autores como Cosson (2009), Rosa (2011), Macedo (2021), além da análise e da reflexão em relação aos livros didáticos citados, conclui-se que é possível ofertar um ensino de literatura que favoreça o letramento literário. Para isso, é necessário considerar o perfil dos estudantes, seus anseios e experiências, para, a partir daí, direcionar a prática pedagógica de maneira personalizada, sem deixar de lado o uso das metodologias ativas associadas às tecnologias digitas. Desta forma, o professor deverá colocar o estudante no centro do processo de ensino, por isso, sua atitude primordial para que os objetivos educacionais sejam alcançados de fato.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Ma. Maria da Conceição Almeida Teixeirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleO letramento literário e ensino de literatura nas aulas de espanhol: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivonete Duarte de Sousa Queiroz.pdfPDF - Ivonete Duarte de Sousa Queiroz1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito616.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.