Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3198
Título: Aumento da violência na zona rural: análise dos municípios de Matinhas e Lagoa Seca, Paraíba
Autor(es): Duarte, Marksralison Araújo de Oliveira
Palavras-chave: Violência – Campo
Zona Rural
Globalização
Data do documento: 24-Mar-2014
Resumo: Esta monografia realizou um estudo de caso sobre a violência nas comunidades rurais dos municípios de Matinhas e Lagoa Seca, localizados no Estado da Paraíba. O objetivo do estudo foi identificar e analisar as formas e as consequências da violência no campo destacando a globalização enquanto fator acelerador e propagador do fenômeno da violência em todos os espaços, inclusive nos espaços rurais. Também se discutiu o papel do Estado na defesa e bem estar da sociedade no que tange o sistema de segurança pública, dessa forma analisou-se a presença e atuação do sistema de segurança pública dos municípios de Matinhas e Lagoa Seca. Para a realização da pesquisa foram aplicados questionários, bem como levantamento bibliográfico e de dados referentes ao município em órgãos públicos, também foi feito o levantamento das ocorrências dos municípios. O estudo comprovou que os municípios apresentam consideráveis índices de violência no campo, uma vez que a base da economia dos municípios são relativas a agricultura, a maior parte de seus moradores residem no campo o que chama a atenção de criminosos. A dificuldade de locomoção da polícia nas comunidades rurais, a distância das mesmas do centro urbano e as más condições dos equipamentos policiais das localidades são os fatores que mais aumentam a impunidade nos municípios e favorecem o crescimento da violência que atormenta seus moradores. O Estado e os gestores públicos têm grande influência e poder na modificação desse quadro de violência vigente, entretanto, nos municípios pesquisados, ficou claro que Estado não tem desempenhado seu papel como deveria, a falta de investimentos quantitativos e qualitativos na segurança pública demonstram a situação miserável de abandono e esquecimento da população dos municípios.
Descrição: Duarte, M. A. de O. Aumento da violência na zona rural: análise dos municípios de Matinhas e Lagoa Seca, Paraíba. 2011. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3198
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marksralison Araújo de Oliveira Duarte.pdfMarksralison Araújo de Oliveira Duarte3.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.