Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31997
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Anna Allycya Bezerra de-
dc.date.accessioned2024-07-01T14:12:44Z-
dc.date.available2024-07-01T14:12:44Z-
dc.date.issued2024-06-10-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31997-
dc.descriptionLIMA, Anna Allycya Bezerra de. Estágio supervisionado: análise da relação professor-aluno na formação pedagógica. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista que o presente estudo trata da análise da relação professor-aluno na formação pedagógica durante o Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II em duas escolas públicas de Guarabira – PB, foi necessário investigar atentamente de que forma a prática em sala de aula está articulada com o propósito de ensino nas perspectivas e desafios das abordagens pedagógicas. O objetivo geral foi analisar as dinâmicas de interação entre professoras e alunos da educação infantil e do ensino fundamental. De forma mais específica, buscou-se analisar os fundamentos teóricos que embasam a interação professor-aluno, investigar os conceitos, compreender as características específicas das práticas e sua contribuição no espaço escolar. Usamos a seguinte pergunta como ponto de partida do trabalho: Como a interação entre professoras e alunos em turmas da educação infantil e do ensino fundamental influencia o ambiente de aprendizagem, considerando os fundamentos teóricos, práticas pedagógicas e descrições pedagógicas das professoras? Para a elaboração do arcabouço teórico que fundamenta o trabalho, utilizamos os escritos de Libâneo (2006) e Pimenta (2018), entre outros estudiosos que contribuíram para a compreensão e o debate da temática. Realizou-se uma pesquisa de metodologia qualitativa, com abordagem bibliográfica, utilizando os fundamentos teóricos consolidados que foram adquiridos por meio de estudos em sala de aula durante o componente de Estágio Supervisionado. Diante disso, verificou-se a importância da relação entre professores e alunos no processo educativo e na formação docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Kamila Karine dos Santos Wanderleypt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFundamentos da Educaçãopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.titleEstágio supervisionado: análise da relação professor-aluno na formação pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Anna Allycya Bezerra de LimaTCC - Anna Allycya Bezerra de Lima286.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito386.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.