Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31997
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Anna Allycya Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-01T14:12:44Z | - |
dc.date.available | 2024-07-01T14:12:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31997 | - |
dc.description | LIMA, Anna Allycya Bezerra de. Estágio supervisionado: análise da relação professor-aluno na formação pedagógica. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista que o presente estudo trata da análise da relação professor-aluno na formação pedagógica durante o Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II em duas escolas públicas de Guarabira – PB, foi necessário investigar atentamente de que forma a prática em sala de aula está articulada com o propósito de ensino nas perspectivas e desafios das abordagens pedagógicas. O objetivo geral foi analisar as dinâmicas de interação entre professoras e alunos da educação infantil e do ensino fundamental. De forma mais específica, buscou-se analisar os fundamentos teóricos que embasam a interação professor-aluno, investigar os conceitos, compreender as características específicas das práticas e sua contribuição no espaço escolar. Usamos a seguinte pergunta como ponto de partida do trabalho: Como a interação entre professoras e alunos em turmas da educação infantil e do ensino fundamental influencia o ambiente de aprendizagem, considerando os fundamentos teóricos, práticas pedagógicas e descrições pedagógicas das professoras? Para a elaboração do arcabouço teórico que fundamenta o trabalho, utilizamos os escritos de Libâneo (2006) e Pimenta (2018), entre outros estudiosos que contribuíram para a compreensão e o debate da temática. Realizou-se uma pesquisa de metodologia qualitativa, com abordagem bibliográfica, utilizando os fundamentos teóricos consolidados que foram adquiridos por meio de estudos em sala de aula durante o componente de Estágio Supervisionado. Diante disso, verificou-se a importância da relação entre professores e alunos no processo educativo e na formação docente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Kamila Karine dos Santos Wanderley | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Fundamentos da Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.title | Estágio supervisionado: análise da relação professor-aluno na formação pedagógica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Anna Allycya Bezerra de Lima | TCC - Anna Allycya Bezerra de Lima | 286.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 386.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.