Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/320
Título: Avaliação do perfil lipídico de idosos atendidos numa unidade básica de saúde da família de Campina Grande
Autor(es): Sousa, Aline de Paula Batista
Palavras-chave: Perfil lipídico
Dislipidemias
Idosos
Data do documento: 28-Set-2012
Resumo: Fundamento: A análise do perfil lipídico pode revelar a prevalência das dislipidemias em uma população, possibilitando uma intervenção direcionada para o controle e prevenção de problemas cardiovasculares. Objetivo: Avaliar a prevalência de dislipidemias e fatores associados em idosos atendidos em uma Unidade Básica de Saúde da Família, no Município de Campina GrandePB. Métodos: Estudo epidemiológico transversal, realizado em idosos do município de Campina Grande. A coleta de dados foi realizada através de um formulário para registro das variáveis sócio-demográficas (gênero, idade, escolaridade, estado civil), antropométricas (peso, altura, circunferência abdominal), e clínicas (estado nutricional e pressão arterial) e laboratoriais (níveis de glicemia, triglicerídeos, colesterol total e frações). Para análise dos dados foram obtidas distribuições absolutas, percentuais uni e bivariadas e as medidas estatísticas: média, mediana e desvio padrão (Técnicas de estatística descritiva) e foram utilizados os testes: Qui-quadrado de Pearson ou o Exato de Fisher. Resultados: Participaram do estudo 59 idosos hipertensos. A dislipidemia foi prevalente em 96,6% dos idosos, com alteração do HDL-colesterol (HDL-c) em 86,4% da amostra. O sedentarismo esteve presente em 76,3% com maior frequência entre as mulheres, assim como o excesso de peso (84,8%) e a obesidade central (82,6%). A síndrome metabólica foi constatada em 76,3% e o diabetes mellitus em 32,2% da amostra. A maioria dos fatores de risco foram mais alterados em idosos com até 69 anos. O HDL-c foi significativo em pacientes com síndrome metabólica e em dislipidêmicos. Conclusão: Houve uma alta prevalência de dislipidemias nos idosos, com frequente alteração do HDL-c. Os fatores de risco, em sua maioria, estiveram mais presentes nas mulheres e em idosos com idade entre 60 e 69 anos. . O conhecimento dos fatores de risco pra doenças cardiovasculares e da prevalência destes, pode colaborar com a abordagem multiprofissional à saúde do idoso, que tenha como foco a prevenção das complicações relacionadas aos fatores de risco cardiovasculares.
Descrição: SOUSA, A. de P. B. Avaliação do perfil lipídico de idosos atendidos numa unidade básica de saúde da família de Campina Grande. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/320
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline de Paula Batista Sousa.pdfAline de Paula Batista Sousa462.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.