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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32018
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Mayla Williany de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-02T12:47:39Z | - |
dc.date.available | 2024-07-02T12:47:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32018 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Mayla Williany de Lima. O Trabalho pedagógico com os poemas a partir do livro didático de Língua Portuguesa. 2024. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | No contexto educacional, é fundamental promover a divulgação do texto literário, especialmente o estudo de poemas. O seu contato proporciona ao leitor(a) descobertas ricas e significativas para seu desenvolvimento profissional e humano, ajudando a interpretar o mundo ao seu redor e a se desenvolver de forma integral. No entanto, quando a literatura entra na escola, passa por um processo inevitável chamado escolarização. Para entender melhor esse fenômeno, partiu-se da seguinte pergunta: Como o livro didático aborda o estudo dos poemas destinados aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Partindo dessa perspectiva, lançou-se como objetivo geral, analisar os poemas no livro didático de Língua Portuguesa do 4º e 5º anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Formulou-se como objetivos específicos: a) discutir sobre a importância da leitura de poemas para o desenvolvimento integral do ser humano; b) refletir sobre a escolarização do texto literário, em específico, o estudo dos poemas; e c) analisar o trabalho pedagógico com os poemas, a partir do livro didático de Língua Portuguesa. Este estudo é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e análise de conteúdo, utilizando o livro didático de Língua Portuguesa como principal fonte. Como aporte teórico utilizou-se autores e autoras que discutem a temática em questão, apresentando discussões e conceitos baseados em: Amarilha (1997), que destaca a ludicidade encontrada no texto poético. Colomer (2007), expande essa reflexão ao abordar a importância da literatura para o desenvolvimento cultural e humano. Pinheiro (2018), por sua vez, enfatiza que é necessário o planejamento para despertar o gosto pelo poema entre os educandos e que o mesmo desempenha função social significativa para o desenvolvimento humano; enquanto Silva (2016), explora os elementos envolvidos na escolarização dos textos literários. Da mesma forma, Soares (2011), discorre sobre as práticas de leituras adequadas e inadequadas em relação à literatura. Como resultados, verificamos avanços com o trabalho pedagógico nos livros didáticos de Língua Portuguesa, em que se tem mais poemas e exercícios direcionados à subjetividade do(a) leitor(a), possibilitando novas associações significativas, contribuindo para o pensamento crítico, consciente e o mais importante, o humano. Apesar de, em alguns direcionamentos, ainda presenciarmos uma escolarização inadequada em relação ao uso do poema pelo livro didático. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Poema | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.title | O trabalho pedagógico com os poemas a partir do livro de didático de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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