Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3202
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Emiliano Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-24T16:10:27Z | - |
dc.date.available | 2014-03-24T16:10:27Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.782 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3202 | - |
dc.description | Santos, E. R. O perfil da violência em escolas públicas de Campina Grande – PB.: prevenção e correção. 2011. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | As crianças e adolescentes, que perante o estado social são frágeis, muitas vezes utilizam a violência para se protegerem, caracterizando uma inadaptação social. Essa violência é apresentada principalmente nas escolas, portanto é necessária uma análise dos motivos da violência nas escolas públicas, por ser um assunto de relevância global. Neste aspecto, é objetivo desse trabalho, discorrer acerca dos fenômenos da violência exercida por jovens em quatro escolas públicas situadas nas diferentes zonas geográficas de Campina Grande – PB, investigando de que maneira a inadaptação social repercute em relação aos atos de violência, analisando suas causas, como também identificando o papel do professor na superação do problema e apontando os meio que devem ser utilizados pelas escolas para evitar os atos violentos. Dessa forma, o estudo foi realizado através de um levantamento exploratório, sobre o perfil da violência nas escolas da rede estadual de ensino, distribuídas nas quatro zonas geográficas de Campina Grande. O critério utilizado foi à amostragem estratificada, sendo escolhidas as turmas compostas por alunos de cada escola sorteada do 1º ano “A”, 2º ano “A” e 3º ano “A” do ensino médio do turno da manhã das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Anésio Leão, Félix Araújo, Nenzinha Cunha Lima e Drº Elpídio de Almeida. O questionário utilizado foi do tipo fechado e abordou questões a respeito do perfil sócio cultural do corpo discente. Posteriormente ao levantamento, os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Após a análise dos dados foi constatado que a família é o núcleo primordial da educação, podendo incentivar a violência através das ações de seus integrantes, coexistindo também a questão da desigualdade social que pode levar aos atos violentos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Joana d’Arc Araújo Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Violência escolar | pt_BR |
dc.subject | inadaptação | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade social | pt_BR |
dc.title | O perfil da violência em escolas públicas de Campina Grande – PB.: prevenção e correção | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Emiliano Ribeiro Santos.pdf | Emiliano Ribeiro Santos | 1.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.