Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3203
Título: A pedra de retumba: escavando uma história
Autor(es): Dias, Ledeny Priscila de Lima
Palavras-chave: História
Arqueologia
História - Pedra Lavrada/PB
Data do documento: 24-Mar-2014
Resumo: Escavar, resgatar, fazer surgir uma história encoberta pela ação da natureza e pela falta de ação do homem, essa é a nossa proposta de estudo, que visa trazer a tona através de levantamentos historiográficos o monumento arqueológico “Pedra de Retumba”. Localizado no município de Pedra Lavrada-PB, é um importante patrimônio histórico da cidade, já que, possivelmente foi responsável pela nomeação atual do município, mas porém, hoje não pode ser mais apreciado pela comunidade, pois encontra-se soterrado nos caminhos do riacho Cantagalo. A principal fonte de pesquisa utilizada será as referências já feitas ao monumento por estudiosos e leigos desde os fins do século XIX até os dias atuais, desse modo, tentaremos contribuir para história local do município, buscando reconstruir a história desse monumento, ajudando para que esta também não seja soterrada na memória de sua população.
Descrição: Dias, L. P. de L. A pedra de retumba: escavando uma história. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3203
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ledeny Priscila de Lima Dias.pdfLedeny Priscila de Lima Dias693.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.