Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32034
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Luciêne Lopes do | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T00:23:12Z | - |
dc.date.available | 2024-07-03T00:23:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32034 | - |
dc.description | NASCIMENTO. Luciêne Lopes do. Praxeologias matemáticas e ludicidade no ensino de probabilidade e estatística: uma análise do jogo Cubra Doze. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta investigação o objetivo central é analisar o potencial do jogo Cubra Doze para discutir conteúdos ligados a unidade temática de Probabilidade e Estatística. O jogo que faz parte do acervo do Laboratório de Ensino de Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba é utilizado, principalmente, para trabalhar operações básicas com números naturais. Nossa hipótese é de que o jogo tem potencial para discutir outros conteúdos matemáticos e que o aspecto lúdico amplia as possibilidades desse desenvolvimento. Assim, nossa questão norteadora foi: as praxeologias matemáticas e didáticas presentes no jogo Cubra Doze favorecem o trabalho com os conteúdos da unidade temática da Probabilidade e Estatística? O trabalho utiliza como referencial a Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard, mais especificamente a noção de Praxeologia. Metodologicamente, o trabalho parte de uma abordagem qualitativa através da análise documental sobre o jogo. A análise praxeológica revelou que dos três tipos de tarefas mapeados, um deles permite trabalhar conceitos de probabilidade como acaso, aleatoriedade, espaço amostral e cálculo de probabilidade aplicados a tomada de decisões. Podemos concluir, que o jogo Cubra Doze tem potencialidade para trabalhar a temática Probabilidade e Estatística. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador Dr. José Luiz Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Praxeologia | pt_BR |
dc.subject | Probabilidade e estatística | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de ensino de matématica | pt_BR |
dc.title | Praxeologias matemáticas e ludicidade no ensino de probabilidade e estatística: uma análise do jogo Cubra Doze | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luciene Lopes do Nascimento.pdf | PDF - Luciene Lopes do Nascimento | 832.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 464.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.