Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3204
Título: Memória e sensibilidades, narrativas que contam vidas – histórias do ciclo do agave em Cubati-PB (1950-1980)
Autor(es): Lira, Silvano Fidelis de
Palavras-chave: História de Vida - Narrativa
Idosos - História de Vida
Agave-Ciclo Histórico
Data do documento: 24-Mar-2014
Resumo: Durante as décadas de 1950-1980, a cidade Cubati, interior do Estado da Paraíba, tornou-se uma das mais importantes produtoras de agave da região Nordeste do Brasil, chegando a ter a sua economia quase que totalmente voltada para essa cultura agrícola. Este trabalho, contudo, busca afastar-se desse viés de análise que privilegia a História Econômica. A nossa perspectiva está inserida dentro da concepção da História Cultural, na medida em que privilegia outros temas para a escrita da História (BURKE, 2005). Quando pensamos em entender como as narrativas dos idosos constroem suas memórias do passado, pretendemos entender como a experiência, passa a fazer parte da arte de moldar memórias, ou seja, buscamos pensar como as narrativas dos idosos, sobre esse recorte temporal desenham as suas memórias do passado, memórias constituídas a partir de uma sensibilidade e uma subjetividade. A memória como uma arte do sujeito e, por conseguinte do grupo em que ele se insere, nesse sentido, dialogamos com autores como BOSI (1994); SEIXAS (2004). Partindo dessas questões, estaremos entendendo a memória não como um arquivo estável de imagens do passado, mas como uma construção que atende aos anseios do presente. Em principio, discutiremos a contextualização do tema, analisando as linhas escritas e as falas que narram a cidade, que constroem uma narrativa acerca da História Local, para isso revistaremos outros autores que destacaram o tema em seus estudos (NUNES, 2006; RIETVELD, 2010), em seguida estaremos fazendo uma análise historiográfica sobre a questão da memória, das sensibilidades e da oralidade, pensando-as como conceitos que se entrelaçam. Seguindo o caminho, analisaremos os depoimentos de idosos, pessoas que trabalharam nos campos e motores de agave durante os anos 1950 e 1980. Essas entrevistas não tiveram como objetivo a coleta de dados referentes aos aspectos econômicos da região, mas as Histórias de vida, as narrativas que falam dos sentimentos, dos gestos, das artes de viver, para que isso fosse possível, utilizamos como metodologia de pesquisa a História Oral (ALBERTI, 2005; AMADO e FERREIRA, 2006), entendida como um procedimento/metodologia de coleta de depoimentos orais, através de entrevistas abertas, em que o narrador teve total liberdade para narrar-se. Em seguida faremos uma discussão em torno de três elementos que constituem a alma, se é que a escrita tem alma, dessa pesquisa, assim, faremos uma discussão sobre memória, narrativa e sensibilidades.
Descrição: Lira, S. F. de. Memória e sensibilidades, narrativas que contam vidas – histórias do ciclo do agave em Cubati-PB (1950-1980). 2012. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3204
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvano Fidelis de Lira.pdfSilvano Fidelis de Lira1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.