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dc.contributor.authorMenezes, Laís Cordeiro-
dc.date.accessioned2024-07-03T16:42:41Z-
dc.date.available2024-07-03T16:42:41Z-
dc.date.issued2024-05-10-
dc.identifier.issnCCD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32059-
dc.descriptionMENEZES, Laís Cordeiro. Análise da variação linguística em livros didáticos: reflexões com implicações educacionais. 2024. 49f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo concentra-se na análise da variação linguística no livro didático, um material de relevância no âmbito educacional que pode desempenhar um papel crucial no aprimoramento da competência linguística tanto de alunos falantes quanto não falantes, e na luta contra o preconceito linguístico, tanto dentro como fora da sala de aula. Nesse contexto, o objetivo geral foi examinar como a variação linguística e o preconceito linguístico são abordados pelos livros didáticos de algumas escolas do município de Sumé, Paraíba, especificamente nos seguintes livros didáticos (LDs) de Língua Portuguesa do 6º ano: Convergências língua portuguesa, de Daniela Passos (2018), adotado pela escola da rede privada; Língua portuguesa, de Lécio Cordeiro (2018), adotado também por escola rede privada e Tecendo linguagens, de Tania Amaral e Lucy Aparecida (2018), adotado pela escola da rede pública. Os objetivos específicos foram entender como a abordagem da variação linguística está estruturada nos livros didáticos; analisar como são desenvolvidas as atividades relacionadas à variação linguística nos livros LDs do 6º ano; verificar como essas atividades contribuem para um estudo esclarecedor da temática; e investigar como o preconceito linguístico é abordado nos LDs. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando análise documental dos três livros didáticos mencionados. Fundamenta-se teoricamente em Antunes (2007), Bagno (2000, 2006, 2007), Bortoni-Ricardo (2004, 2014, 2005), BNCC (2018), Brasil (2017,1998) e Faraco (2008), que discutem questões relacionadas à língua, variação linguística, preconceito linguístico e utilização do livro didático, uma discussão voltada para concepções da Sociolinguística educacional. A análise revelou que o livro convergências língua portuguesa apresenta uma estruturação mais abrangente e oferece atividades variadas para explorar a variação linguística. Por outro lado, o livro língua portuguesa aborda de maneira mais direta o preconceito linguístico, embora com menos profundidade em termos de atividades específicas. Já o livro tecendo linguagens demonstra uma abordagem limitada tanto da variação quanto do preconceito linguístico, com poucas atividades relacionadas a esses temas. Palavras-Chave: Livro Didático; Variação Linguística; Preconceito Linguístico; Ensino de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Felipe Coelho de Souza Ladeirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.titleAnálise da variação linguística em livros didáticos: reflexões com implicações educacionaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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