Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3206
Título: "Eu tenho právendê quem quécomprá": a feira livre e os "mangaieiros" da Gameleira (Alagoa Nova-PB)
Autor(es): Garcia, Sandro
Palavras-chave: História Popular
Mangaieiro-Feira Livre
Campesinato- Alagoa Nova /PB
Data do documento: 24-Mar-2014
Resumo: A figura do “mangaieiro” é um significativo exemplo na ressignificação do campesinato, pois consegue incluir em sua renda mensal, através da venda de sua produção nas feiras livres, condições financeiras para prosseguir na atividade, ou seja, possibilita a sua permanência no campo, sem perder suas características de agricultor familiar. Essa história começou em 1935, com apenas um agricultor do Sítio Gameleira, que levava a sua produção no lombo de burro, hoje há cerca de setenta por cento dessa comunidade envolvida nessa atividade.Compreender essa forma de resistência nos coloca diante do desafio de tornar a história oral um documento reconhecido no propósito de conhecer histórias populares, colocando seus atores em evidência, através de entrevistas, tornando suas memórias fontes documentais capazes de explicar a sua própria trajetória. É importante lembrar que o campesinato é algo a ser compreendido principalmente no que se refere ao seu comportamento diante das novidades tecnológicas e econômicas. Esse estilo de vida, que soma o trato com a terra ao comércio, contribuiu não só com as melhorias financeiras das famílias envolvidas, mas com a construção da identidade e fortalecimento do homem do campo com a terra, pois mesmo trabalhando na feira em um dia da semana, ele passa os outros seis dias trabalhando e convivendo na sua comunidade.
Descrição: Garcia, S. "Eu tenho právendê quem quécomprá": a feira livre e os "mangaieiros" da Gameleira (Alagoa Nova-PB). 2012. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3206
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandro Garcia.pdfSandro Garcia599.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.