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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32079
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Ellen da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T15:19:22Z | - |
dc.date.available | 2024-07-04T15:19:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 820 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32079 | - |
dc.description | SANTOS, Ellen da Costa. Temas fraturantes na literatura infantojuvenil: reflexões sobre a saga Harry Potter. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A juventude, período entre infância e maturidade, traz consigo inúmeras reflexões, adversidades e traumas. É o período de construção para a vida adulta, onde, adicionalmente se precisa de ajuda com os problemas que podem afetar um(a) jovem. Diante disso, sabendo da importância da literatura infantojuvenil com inserção de temas fraturantes para auxiliarem na construção do ser, este trabalho teve como objetivo geral. investigar os temas tabus na literatura de JK Rowling e as contribuições para a formação de jovens leitores. Como objetivos específicos pretendemos: a) discutir os temas fraturantes na saga Harry Potter e a forma como podem influenciar os jovens leitores. b) identificar os temas fraturantes presentes na saga Harry Potter da autora J.K Rowling e como esses temas aparecem de forma implícita ou explícita; c) analisar a percepção dos(as) jovens leitores(as) sobre os temas fraturantes nas obras da autora, e como vivenciam essas temáticas. Para isso, aplicou-se um questionário com alunos(as) da etapa de 9º ano de Ensino Fundamental de escolas públicas, a fim, de obter dados necessários para entender como essas temáticas dentro da literatura de Harry Potter são recebidas pelos(as) jovens, e se as mesmas conseguem trazer benefícios para os(as) leitores(as). Para o referencial teórico, utilizou-se as concepções de Bettelheim, (2002), acerca dos temas fraturantes, Zilberman (2003), no que tange a literatura infantojuvenil, Pereira (2009), sobre a origem da literatura infantojuvenil, Lajolo e Zilberman (2007), sobre a contemporaneidade da literatura infantojuvenil e Coelho (2000, 2012) sobre a importância da literatura fantástica. Os resultados obtidos apontam que os livros de Harry Potter possuem diversos temas tabus expostos e abstrusos e como os leitores e leitoras conseguem neste concerne literário um apoio psicológico para lidarem com seus próprios problemas. A saga de livros de Harry Potter, consegue ser uma das favoritas dos(as) jovens, e suas temáticas fraturantes trazem benefícios aos(às) jovens tais como: a preparação para a maturidade na vida adulta. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosa. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Temas fraturantes | pt_BR |
dc.subject | Harry Potter | pt_BR |
dc.subject | Tabu | pt_BR |
dc.title | Temas fraturantes na literatura infantojuvenil: reflexões sobre a saga Harry Potter | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
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