Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3207
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Janio de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-24T16:11:14Z | - |
dc.date.available | 2014-03-24T16:11:14Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3207 | - |
dc.description | Oliveira, J. de A. A importância do diagnóstico escolar e do pensamento por conceito: um estudo da turma 2ºB (manhã) da EEEM Dr. Elpídio de Almeida, em Campina Grande-PB, 2010. 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente relatório descreve atividades realizadas no componente Estágio Supervisionado em Geografia II, do curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande-PB, durante o ano de 2010. O estágio foi desenvolvido em dois momentos concomitantes: o primeiro momento pautou-se em discussões de cunho teórico-metodológico referentes à prática de ensino e ao estágio supervisionado e, o segundo momento, em atividades desenvolvidas na escola-campo de estágio. Nas atividades realizadas na escola-campo de estágio, buscou-se diagnosticar o ambiente de ensino, a prática docente do professor supervisor e o perfil da turma observada e, em seguida, realizou-se a regência. A proposta de estágio desenvolvida procurou destacar a importância dos instrumentos de coleta e análise de dados referentes ao espaço escolar, a exemplo da aplicação de questionários e do enfoque na metodologia de categorização para a sua análise. Esse procedimento fornece informações valiosas para a elaboração de projetos de intervenção na realidade escolar. O desenvolvimento da proposta buscou repensar a própria prática de estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Geografia e, apesar dos percalços em sua execução, oferece sugestões para a sua melhoria. As discussões buscam repensar a concepção do estágio supervisionado pautada em etapas de observação e regência sem a preocupação com instrumentos de pesquisa. Dessa forma, as reflexões apontam para a necessidade da formação do professor-pesquisador e reflexivo de sua prática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aldo Gomes Leandro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado em Geografia | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico do espaço escolar | pt_BR |
dc.subject | Professor-Pesquisador | pt_BR |
dc.title | A importância do diagnóstico escolar e do pensamento por conceito: um estudo da turma 2ºB (manhã) da EEEM Dr. Elpídio de Almeida, em Campina Grande-PB, 2010 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Janio de Araújo Oliveira.pdf | Janio de Araújo Oliveira | 1.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.