Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3208
Título: Benedito do Rojão: por uma história de vida
Autor(es): Oliveira, Herbert de Andrade
Palavras-chave: Benedito do Rojão
Memória
Histórias de vida
Historiografia
Data do documento: 24-Mar-2014
Resumo: Defendemos nesse trabalho a possibilidade de termos um novo olhar para a história, defendemos uma “história vista a partir de baixo”. Aqui, escrevemos a partir de depoimentos orais e com base na visão do próprio personagem principal dos fatos. Mais que procurar uma única verdade, procuramos uma versão da verdade. A presente obra trata do artista popular (compositor e interprete musical) João Benedito Marques, mais conhecido como Benedito do Rojão. Como singular, nosso objeto de pesquisa é também a fonte primordial de informações, e ainda por cima continua fisicamente vivo. Nosso processo de pesquisa e produção de uma narrativa não se centrou, ou teve como objetivos, apenas o estudo da figura ilustre já citada. Não nos restringimos a estudar sua vida, sua relação com a música, família, polêmicas envolvendo músicas escritas por ele e gravadas por outros interpretes, sem que estes tenham lhe dado os devidos créditos, como Jackson do Pandeiro e Rossil Cavalcante. Procuramos acima de tudo, fazer a defesa teórica de uma história das camadas populares. Uma história na qual essa parcela da população menos favorecida economicamente seja o foco principal da investigação. Construímos uma história da circulação dos elementos culturais oriundos desses setores sociais, que conseguem penetrar nos meios institucionais e socio-economicamente privilegiados.
Descrição: Oliveira, H. de A. Benedito do Rojão: por uma história de vida. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3208
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Herbert de Andrade Oliveira.pdfHerbert de Andrade Oliveira595.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.