Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32084
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Liliane dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T16:05:54Z | - |
dc.date.available | 2024-07-04T16:05:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.11 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32084 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Liliane dos Santos. Mulher, autoestima e aprendizagem: diálogos na educação de jovens e adultos. 2024. 58f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo trata da Educação de Jovens e Adultos - EJA, como modalidade da Educação Básica e campo de investigação. Os estudos sobre a EJA vêm aumentando, notadamente nos últimos tempos, evidenciando, entre as muitas questões, a necessidade de qualificação para o mercado de trabalho e a melhoria nos índices de permanência na escola. Tem como objetivo geral, refletir sobre a relação entre autoestima e aprendizagem, tendo como referência uma experiência desenvolvida no campo da Educação de Jovens e Adultos, no contexto de uma escola pública paraibana na cidade de Mari-PB. Como objetivos específicos, instituiu-se: a) Mapear os estudos e pesquisas sobre a relação entre autoestima e aprendizagem, b) Compreender os conceitos de autoestima e aprendizagem no contexto da EJA e a relação entre esses dois conceitos fundamentais no estudo e c) Apontar caminhos e reflexões que contribuam para o fortalecimento da autoestima dos/as estudantes da EJA, favorecendo os processos de aprendizagem ao longo da vida. A pesquisa apoiou-se na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica e da realização de entrevistas semiestruturadas direcionada às mulheres estudantes da EJA. Para tanto, instituímos diálogos com autores e autoras como: Brandão (1991), Brasil (2000), Freire (2006 e 1997), Rogers (1977), entre outros. Os resultados obtidos ressaltam a importância do fortalecimento da autoestima como elemento contribuinte para os processos de aprendizagem ao longo da vida de pessoas jovens e adultas matriculadas na EJA. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Verônica Pessôa da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Autoestima | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Mulher, autoestima e aprendizagem: diálogos na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Liliane dos Santos Nascimento | TCC - Liliane dos Santos Nascimento | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 264.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.