Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3209
Título: A capoeira enquanto prática cultural na E.M.E.F. Severino Marinheiro
Autor(es): Lima, Flávio
Palavras-chave: Ensino de História
Capoeira - Educação
Paraíba
Data do documento: 24-Mar-2014
Resumo: Este trabalho está voltado para a discussão a respeito das novas abordagens do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira através da capoeira, enfatizando como a capoeira pode auxiliar no cumprimento da Lei 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio, das redes públicas e particulares de ensino. Tendo como base a analise das experiências vivenciadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Severino Marinheiro no município de Juazeirinho-PB. A metodologia utilizada teve por base as novas abordagens metodológicas para o ensino de História e a leituras de alguns pesquisadores de nossa historiografia brasileira sobre o assunto de Sidney Chalhoub a Maria Cristina Cortez Wissenbech. Teorizou-se como a capoeira pode ser utilizada no ensino da História da África e do Afro-Brasileiro e a inclusão da História da Capoeira associada à prática nas aulas de Educação Física. Verificou-se também que a capoeira, a principio, era vista como uma prática marginal e que só aparecia nos inquéritos policiais e nas penas dos escrivães de policia. Porém, em razão das mudanças no metier (Ofício) do historiador, provocado pela “Revolução Francesa da Historiografia” (Os Annales), a capoeira passa a ser objeto de investigação dos pesquisadores brasileiros, em razão das mudanças historiográficas proporem uma história das pessoas comuns_“uma história vista de baixo”.
Descrição: Lima, F. A capoeira enquanto prática cultural na E.M.E.F. Severino Marinheiro. 2012. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3209
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávio Lima.pdfFlávio Lima851.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.