Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32095
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marinho, Juliana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T19:02:51Z | - |
dc.date.available | 2024-07-04T19:02:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.344 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32095 | - |
dc.description | MARINHO, Juliana da Silva. Inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica da educação infantil: desafios e perspectivas. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A sociedade contemporânea caracteriza-se por uma rápida evolução tecnológica e uma crescente digitalização das atividades humanas, onde as crianças desde muito cedo entram em contato com os dispositivos digitais e as novas formas de comunicação e construção de conhecimento. Este estudo tem como objetivo geral analisar os desafios e possibilidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na prática pedagógica da Educação Infantil. Para tanto, foram definidos objetivos específicos que incluem: caracterizar como as TDICs estão sendo inseridas na prática pedagógica da Educação Infantil; investigar a compreensão dos docentes quanto às TICs e sua mobilização na prática pedagógica; refletir sobre o papel das tecnologias na prática pedagógica docente e na Educação Infantil; e investigar estratégias envolvendo as TDICs no processo de ensino e de aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, utilizando um questionário com perguntas abertas digitalizadas no Word e aplicadas via internet através do WhatsApp com professoras de turmas de Educação Infantil. Os resultados indicam que, embora haja um reconhecimento crescente da importância das TDICs na Educação Infantil, ainda existem desafios significativos na sua implementação, incluindo a necessidade de formação continuada dos professores e a superação de barreiras infraestruturais. Este estudo contribui para a compreensão do papel das tecnologias digitais na educação e apresenta investigações para a sua efetiva integração na prática pedagógica e espera-se contribuir para a promoção de um ensino mais interativo e a construção de aprendizagens mais significativa, uma vez que as tecnologias digitais façam parte da cultura cotidiana dos discentes e podem ser consideradas como uma cultura de acesso social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Taíses Araújo da Silva Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias na educação | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica da educação infantil: desafios e perspectivas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Juliana da Silva Marinho | TCC - Juliana da Silva Marinho | 822.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 489.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.