Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32097
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marques, Maria Quitéria Serafim Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T19:10:59Z | - |
dc.date.available | 2024-07-04T19:10:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.207 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32097 | - |
dc.description | MARQUES, Maria Quitéria Serafim Guimarães. A pandemia e o ensino remoto: impactos, desafios e perspectivas futuras para a educação 2024. 19f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças significativas para diversos setores, especialmente para a educação, considerando que, com a necessidade de isolamento social, o ensino remoto emergencial se tornou a principal alternativa para dar continuidade às atividades educacionais. Este artigo tem como objetivo geral analisar o impacto da pandemia na educação, os desafios e benefícios do Ensino Remoto de Emergência (ERE) e as perspectivas a serem consideradas na educação pós-pandêmica. Os objetivos específicos são: refletir sobre a evolução da situação pandêmica e alguns dos seus impactos na sociedade e na educação; discutir o papel das tecnologias na educação durante a pandemia, os benefícios e os desafios do ensino remoto de emergência; analisar as implicações do ensino remoto para o período pós-pandêmico. Trata-se de uma Pesquisa Bibliográfica, tendo como principais pressupostos teóricos: Castells (2005), Mercado (1998), Souza (2020), dentre outros. O resultado demonstra que, embora a pandemia tenha imposto dificuldades, ela também catalisou mudanças necessárias e abriu caminho para que os sistemas educacionais compreendam a necessidade de dispor de novos processos de ensino e aprendizagem conectados com os recursos tecnológicos presentes na Sociedade da Informação. Políticas públicas bem elaboradas e investimentos estratégicos serão cruciais para transformar essas lições em práticas permanentes no pós-pandemia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Taíses Araújo da Silva Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias na educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto de emergência | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | A pandemia e o ensino remoto: impactos, desafios e perspectivas futuras para a educação. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Quitéria Serafim Guimarães Marques | TCC - Maria Quitéria Serafim Guimarães Marques | 468.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 364.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.