Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/321
Título: Obtenção e caracterização do extrato nebulizado da Opuntia ficus-indica (L.) Mill e avaliação da sua atividade antimicrobiana e fotoprotetora
Autor(es): Soares, Bruno Samid Aragão
Palavras-chave: Palma forrageira
Atividade fotoprotetora
Opuntia ficus-indica (L.) Mill
Data do documento: 28-Set-2012
Resumo: O aproveitamento da flora nativa das diferentes regiões brasileiras é um dos principais enfoques dos estudos no campo das Ciências Farmacêuticas no que diz respeito ao desenvolvimento de medicamentos e de cosméticos. Estudos realizados com um produto cosmético feito a base de extrato de palma forrageira em um modelo de cultura celular com neurônio sensorial e queratinócitos revelou proteção contra radiação UVA. Visando avaliar o controle de qualidade físico-quimico da planta in natura e dos derivados obtidos a partir do processamento destas que envolve secagem e extração, foi analisado, através de triagem fitoquímica, os principais constituintes químicos do extrato Hidroetanólico, obteve-se e caracterizou o extrato nebulizado, realizou um screening microbiológico do extrato nebulizado da Opuntia fícus-indica L., empregou a espectrofotometria no ultravioleta para analisar o potencial fotoprotetor do extrato nebulizado de cladódios de Opuntia fícus- indica. Os ensaios realizados basearam-se em métodos farmacopéicos e outras referências, foi permitido padronizar os parâmetros físico-químicos de qualidade em diferentes etapas do processamento dos cladódios da palma forrageira bem como do extrato. O screening fitoquímico indicou a presença de metabólito secundário que têm potencial fotoprotetor comprovado. O screening microbiológico não revelou atividade antimicrobiana para as cepas testadas. A prospecção do potencial fotoprotetor desta espécie, no extrato nebulizado, indicou que é um bom candidato a agente potencializador desta ação.
Descrição: SOARES, B. S. A. Obtenção e caracterização do extrato nebulizado da Opuntia ficus-indica (L.) Mill e avaliação da sua atividade antimicrobiana e fotoprotetora. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/321
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Samid Aragão Soares.pdfBruno Samid Aragão Soares697.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.