Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Anthônny Willians de Lima-
dc.date.accessioned2024-07-04T19:29:09Z-
dc.date.available2024-07-04T19:29:09Z-
dc.date.issued2024-06-12-
dc.identifier.otherCDD 372.21-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32100-
dc.descriptionOLIVEIRA, Anthônny Willians de Lima. A face cruel da infância: desafios no combate ao bullying na realidade escolar brasileira. 2024. 26f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho está alicerçado na temática de mitigação ao bullying nas escolas, um fenômeno que afeta negativamente a dinâmica escolar e o desenvolvimento psicológico dos envolvidos. No primeiro capítulo, intitulado "por trás das máscaras: da dinâmica do bullying às cicatrizes psicológicas", são abordadas as definições, causas e consequências do bullying, com ênfase nos impactos sobre agressores, vítimas e até mesmo observadores passivos. Para compreender melhor o fenômeno em estudo, partimos da seguinte questão norteadora: Um programa de intervenção educativa pode empoderar crianças e reduzir o bullying escolar? Partindo dessa premissa, lançamos como objetivo geral: analisar as possíveis estratégias de intervenção para reduzir sua ocorrência e mitigar os efeitos negativos do bullying no desenvolvimento infantil, e como objetivos específicos: a) Identificar as principais formas de bullying que ocorrem durante a infância; b) Descrever os tipos de bullying (físico, verbal, psicológico e cibernético); c) Explorar estratégias de prevenção e intervenção eficazes no combate ao bullying infantil. Este estudo se caracteriza por ser uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo utilizando se de artigos científicos para sua construção. Como aporte teórico, foram utilizados os trabalhos de autores renomados como Ttofi (2011); Fante (2005); e Silva e Borges (2018), entre outros, que oferecem uma visão aprofundada e multifacetada do problema. Como resultados, verificamos que as estratégias adequadas podem minimizar o impacto que o bullying causa, conduzindo para que os indivíduos possam se desenvolver de forma mais saudável e segura.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Mônica de Fátima Guedes de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA face cruel da infância: desafios no combate ao bullying na realidade escolar brasileirapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Anthônny Willians de Lima OliveiraTCC - Anthônny Willians de Lima Oliveira454.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.