Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Beatriz de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-07-04T22:15:54Z-
dc.date.available2024-07-04T22:15:54Z-
dc.date.issued2024-06-14-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32106-
dc.descriptionLOPES, Beatriz de Oliveira. A formação docente em geografia: perspectivas através do estágio supervisionado no ensino médio. 2024. 37f. Trabalho de conclusão de curso ( Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO Estágio Supervisionado é uma importante etapa do processo de formação docente, pois a experiência vivenciada, possibilita aos futuros docentes a oportunidade de integrar teoria e prática, desenvolver habilidades pedagógicas, além de promover a reflexão da prática docente. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação do Professor de Geografia, com ênfase nos desafios da prática formativa atual para atender às demandas do Novo Ensino Médio, com o intuito de identificar as carências de uma formação incompatível com a realidade escolar e refletir os desafios do novo modelo de ensino do ensino médio a atuação docente na área da Geografia. A análise proposta foi realizada a partir das experiências vivenciadas no período de observações e regências nos Estágios Supervisionados III e IV, durante os períodos letivos 2023.1 e 2023.2, que foram realizados na Escola Cidadã Integral Augusto de Almeida, do município de Pirpirituba/PB. Para o desenvolvimento desta análise, optou-se pela pesquisa exploratória de caráter qualitativo, sendo realizada inicialmente a partir da pesquisa bibliográfica e documental, e em seguida a observação sistemática previamente planejada com o foco em entender as questões a estrutura do currículo do novo ensino médio e sua prática em sala de aula, bem como a observação participante, onde o observador faz parte da vida dos observados e assim é parte do contexto sob observação (Minayo, 2008). A partir da análise proposta, é importante ressaltar que existem lacunas entre o processo de formação docente e a prática da nova proposta curricular do Novo Ensino Médio, sendo necessária uma reflexão sobre o papel do ensino de Geografia com a implementação desse novo modelo prejudica a qualidade do ensino da Geografia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Ana Carla Marques dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.titleA formação docente em geografia: perspectivas através do estágio supervisionado no ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Beatriz de Oliveira LopesTCC - Beatriz de Oliveira Lopes612.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito133.04 kBJPEGVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.