Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3210
Título: Uma mulher na política paraibana: Alice Carneiro e a Legião Brasileira de Assistência (1942-1945)
Autor(es): Silva, Márcio Justino dos Anjos
Palavras-chave: Política Social
Participação Social
Legião Brasileira de Assistência
Nova História Política
Data do documento: 24-Mar-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a atuação de Alice Carneiro na Legião Brasileira de Assistência entre (1943-1945) durante a interventoria de Ruy Carneiro. Esse objetivo se insere no Estado Novo e dentro do quadro de implicações da Nova História Política, buscando trabalhar com a participação da mulher na política como sujeitos ativos do processo histórico. Tomamos como fonte o Jornal estatal A União, órgão que difundiu as ações da LBA. Aparece também em nosso texto as recorrências ao conceito de Representação, a partir de Roger Chartier, onde iremos verificar as intencionalidades do periódico em enfocar a atuação da LBA no assistencialismo do governo. Também iremos trabalhar com imagens desse periódico representando as ações da Legião Brasileira de Assistência. Assim, este trabalho busca elucidar a construção da personagem Alice Carneiro como protagonista da política assistencial na Paraíba e ajudou a massificar uma idéia de que a razão de todas as ações do casal Carneiro era o bem estar do povo paraibano.
Descrição: Silva, M. J. dos A. Uma mulher na política paraibana: Alice Carneiro e a Legião Brasileira de Assistência (1942-1945). 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3210
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcio Justino dos Anjos Silva.pdfMárcio Justino dos Anjos Silva1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.