Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3211
Título: Museu vivo do Nordeste: tecendo fios, acendendo o fogão, preparando a farinha e cozinhando o “pão"
Autor(es): Souza, Francinilda Rufino de
Palavras-chave: História - Memória
Museu
Patrimônio Histórico
Data do documento: 24-Mar-2014
Resumo: Essa pesquisa estar pautada no Projeto de Extensão Museu Vivo do Nordeste que contempla atividades voltadas para a temática regional, bem como para a sensibilização dos participantes e da comunidade para a conservação do patrimônio histórico e cultural por meio da memória impressa nas suas peças. Ao tomarmos consciência da importância de conhecermos a cultura regional a partir do estilo de vida cotidiano de cada geração, não poderíamos deixar de inserir neste contexto, o valor cultural de um museu, enquanto instrumento de preservação da memória histórica e por extensão do patrimônio cultural. Desta forma, esta monografia objetiva visualizar como o projeto Museu Vivo do Nordeste procurou despertar o interesse da comunidade em prol do conhecimento e da preservação das culturas nordestinas, bem como analisar as formas como o museu se utiliza das peças para mostrar que os indivíduos no seu tempo histórico atuam na invenção dos seus cotidianos e como é possível conciliar espaços de preservação com atuações cotidianas de forma dinâmica e interativa. A construção desse trabalho se deu por meio de um pesquisa qualitativa aliada a pesquisa bibliográfica e ao acervo museal do Museu Vivo do Nordeste tomando-os enquanto quadros de memórias. Com isso, buscamos desenvolver um trabalho não apenas marcado por leituras objetivas e técnicas, mas por construções no qual o aspecto hermenêutico fundante seja o conhecimento, os sentimentos, as perpetuações, memórias e lembranças. Desta forma, nossa proposta foi demonstrar um pouco da riqueza que pode ser descoberta por meios das peças expostas no museu que preserva uma característica de “vivo” e as práticas culturais que são representadas no seu acervo. Portanto, a realização dessa pesquisa teve como intuito desenvolver de forma dinâmica um trabalho preocupado não só com a salvaguarda e valorização do nosso patrimônio regional e local, mas também como espaço educativo e fonte de recursos didáticos para a prática docente visando permitir a diversificação de aulas de professores tanto os atuantes na universidade como os que trabalham nas escolas públicas.
Descrição: Souza, F. R. de. Museu vivo do Nordeste: tecendo fios, acendendo o fogão, preparando a farinha e cozinhando o “pão”. 2012. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3211
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francinilda Rufino da Souza.pdfFrancinilda Rufino da Souza1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.