Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Lidiana Freire da-
dc.date.accessioned2024-07-05T14:21:35Z-
dc.date.available2024-07-05T14:21:35Z-
dc.date.issued2024-06-17-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32127-
dc.descriptionSILVA, L. F. da. Abordagens geográficas e a perspectiva da educação ambiental: uma análise da realidade de escolas da rede estadual em Remígio, PB. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo geral analisar as práticas relacionadas à Educação Ambiental (EA) dos professores de geografia nas escolas estaduais de ensino médio em Remígio, PB. Desenvolvida nas escolas Dr. Cunha Lima e ECIT José Bronzeado Sobrinho, esta pesquisa possui natureza Quali-quantitativa, apoia-se na pesquisa-ação e faz uso do método fenomenológico. Quanto aos procedimentos metodológicos foram utilizados a aplicação de questionários para os estudantes e de entrevistas semiestruturadas com gestores, coordenadores pedagógicos e docentes de geografia. Os resultados alcançados mostram que os estudantes possuem pouco conhecimento acerca da EA no ensino de geografia, fato que motivou, durante o período de estágio supervisionado dedicado à regência, o desenvolvimento de práticas que possibilitassem o incentivo à EA junto aos estudantes. As ações ocorreram nos 1° anos “B” Matutino e “F” Noturno, na escola Dr. Cunha Lima. A partir dos dados foi possível verificar que alguns docentes têm conhecimento sobre a BNCC e DCNEA outros não, que eles consideram importantes as abordagens da EA na disciplina de geografia e que acreditam que devam incentivar e refletir mais acerca das questões ambientais. Ademais, os sujeitos entrevistados complementaram suas falas afirmando que os alunos não têm interesse na disciplina quando não se trata da realidade deles e que tecem críticas importantes ao Novo Ensino Médio.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Nathália Rocha Moraispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.titleAbordagens geográficas e a perspectiva da educação ambiental: uma análise da realidade de escolas da rede estadual em Remígio, PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito .pdfTermo de depósito1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF- Lidiana Freire.pdfPDF- Lidiana Freire da Silva2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.