Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32127
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Lidiana Freire da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T14:21:35Z | - |
dc.date.available | 2024-07-05T14:21:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32127 | - |
dc.description | SILVA, L. F. da. Abordagens geográficas e a perspectiva da educação ambiental: uma análise da realidade de escolas da rede estadual em Remígio, PB. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo geral analisar as práticas relacionadas à Educação Ambiental (EA) dos professores de geografia nas escolas estaduais de ensino médio em Remígio, PB. Desenvolvida nas escolas Dr. Cunha Lima e ECIT José Bronzeado Sobrinho, esta pesquisa possui natureza Quali-quantitativa, apoia-se na pesquisa-ação e faz uso do método fenomenológico. Quanto aos procedimentos metodológicos foram utilizados a aplicação de questionários para os estudantes e de entrevistas semiestruturadas com gestores, coordenadores pedagógicos e docentes de geografia. Os resultados alcançados mostram que os estudantes possuem pouco conhecimento acerca da EA no ensino de geografia, fato que motivou, durante o período de estágio supervisionado dedicado à regência, o desenvolvimento de práticas que possibilitassem o incentivo à EA junto aos estudantes. As ações ocorreram nos 1° anos “B” Matutino e “F” Noturno, na escola Dr. Cunha Lima. A partir dos dados foi possível verificar que alguns docentes têm conhecimento sobre a BNCC e DCNEA outros não, que eles consideram importantes as abordagens da EA na disciplina de geografia e que acreditam que devam incentivar e refletir mais acerca das questões ambientais. Ademais, os sujeitos entrevistados complementaram suas falas afirmando que os alunos não têm interesse na disciplina quando não se trata da realidade deles e que tecem críticas importantes ao Novo Ensino Médio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Nathália Rocha Morais | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.title | Abordagens geográficas e a perspectiva da educação ambiental: uma análise da realidade de escolas da rede estadual em Remígio, PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de depósito .pdf | Termo de depósito | 1.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF- Lidiana Freire.pdf | PDF- Lidiana Freire da Silva | 2.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.