Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32131
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Clovis Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T14:30:08Z | - |
dc.date.available | 2024-07-05T14:30:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32131 | - |
dc.description | ARAÚJO, C. S.Educação e emancipação em Theodor Adorno: uma reflexão relacionada ao ensino de filosofia no ensino médio. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre educação e emancipação, na perspectiva teórica de Theodor Adorno, bem como refletir sobre a aplicação dessas reflexões na docência de filosofia no ensino médio. Para tanto, inicialmente, será feita uma revisão bibliográfica sobre a concepção de educação e de emancipação na obra de Adorno, destacando a importância da educação para o desenvolvimento crítico do indivíduo e sua relação com a sociedade. Em seguida, será analisada a realidade da docência de filosofia no ensino médio, buscando identificar os desafios e possibilidades de aplicação dos conceitos de Adorno e dos outros autores que foram base para o desenvolvimento do presente trabalho. Abordaremos a respeito do método de ensino tradicional-expositivo em comparação à metodologia de ensino que incentiva o ato do filosofar no aluno do ensino médio. Por fim, serão apresentadas algumas propostas para a prática docente de filosofia com base nas reflexões teóricas do autor alemão e dos demais autores, visando contribuir para a formação de indivíduos críticos e emancipados no contexto escolar | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Carlos Antonio de Souza. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Educação e emancipação em Theodor Adorno: uma reflexão relacionada ao ensino de filosofia no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TERMO DE AUTORIZAÇÃO E ENTREGA.pdf | Termo de depósito | 177.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Clovis Silva Araújo.pdf | PDF - Clovis Silva Araújo | 691.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.