Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32148
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Bruna Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T15:53:23Z | - |
dc.date.available | 2024-07-05T15:53:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32148 | - |
dc.description | ARAÚJO, Bruna Bezerra de. A importância da inserção de crianças autistas no âmbito da leitura na educação infantil. 2024. 40f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A leitura no contexto da educação infantil consiste em colaborar para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da criança. Nesta perspectiva, esta pesquisa buscou retratar sobre a importância da inserção de alunos autistas no âmbito da leitura, como forma de contribuir para fatores inclusivos no ambiente escolar e aspectos desenvolvimentistas no indivíduo com TEA. Com isso, tem-se como objetivo geral abordar sobre a significância de trabalhar a leitura com crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e como incluí-las no contexto literário na educação infantil. A presente pesquisa utilizou-se de uma abordagem metodológica qualitativa de caráter descritivo. Em relação à fundamentação teórica, foram utilizados estudos como os de Cunha (2012) e Cruz (2014) sobre o ambiente de ensino e as práticas pedagógicas a serem utilizadas para a inserção do aluno autista no contexto de ensino; Gomes (2015), em relação ao ensino de leitura; Associação Psiquiátrica Americana - APA (2014), Peetersen (1998), Aarons e Gittens (1992), no que concebe um melhor entendimento sobre o autismo; Gaiato e Teixeira (2018) e Gaiato (2018), no que diz respeito a comportamentos e características da pessoa com TEA; Abramovich (2009), Cunha (1987) e Zilberman (2003), sobre a importância da literatura infantil para a criança e a sua significância na educação infantil; Cristófano (2010) sobre a significância da literatura infantil no processo de inclusão; Vygotsky (1991;2014), que discorre sobre as teorias do desenvolvimento infantil; além dos documentos que norteiam a educação, como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018) e a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva - PNEE (Brasil, 2008), dentre outros. Portanto, esses aspectos serviram para observar a significância da temática e, principalmente, enfatizar o ensino de leitura para as referidas crianças como fonte de criação do protagonismo do indivíduo e da socialização inclusiva do ambiente em que está inserido. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Anilda Costa Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | A importância da inserção de crianças autistas no âmbito da leitura na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Bruna Bezerra de Araújo | TCC - Bruna Bezerra de Araújo | 458.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 139.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.