Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeite, Dandara da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-05T17:34:54Z-
dc.date.available2024-07-05T17:34:54Z-
dc.date.issued2024-06-26-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32149-
dc.descriptionLEITE, Dandara. Percepções dos bolsistas sobre o programa residência pedagógica no curso de letras português. 2024. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo geral analisar a percepção dos alunos bolsistas sobre a experiência como residente no Programa Residência Pedagógica (PRP) nas edições de 2018 e 2020 nas escolas José Leite de Sousa e na escola Municipal Bento Tenório. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativa de cunho descritivo-interpretativista. Para tanto, aplicamos um questionário via e-mail com 04 (quatro) bolsistas do programa para coleta dos dados que compõem o nosso corpus. A partir das respostas obtidas, apresentamos a visão dos participantes referente às experiências durante o tempo que estiveram inseridos no PRP. Para nortear teoricamente este trabalho, nos alicerçamos nas discussões de Poladian (2014), Pimenta, (1994), Nóvoa (2009) dentre outros, que discutem sobre educação e formação de professores. Os resultados revelaram o importante papel que o PRP tem na formação profissional e pessoal dos alunos bolsistas, a partir das experiências vivenciadas no contexto da prática em sala de aula. Isto é, os bolsistas do PRP conseguem se enxergar como um mediador atuante entre “o conhecimento e o aluno” e não como um simples observador da prática de outrem. Nesse sentido, o programa PRP tem possibilitado a formação de professores autônomos, que a partir das vivências em sala de aula, têm se reinventado, refletido sua prática, e conseguido interagir com o alunado, sendo assim, significativo no processo de aprendizagem e na construção identitária profissional dos licenciandos. pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Me. Rodolfo Dantas Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrograma residência pedagógica (PRP)pt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.titlePercepções dos bolsistas sobre o Programa Residência Pedagógica no curso de letras portuguêspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dandara da Silva Leite.pdfPDF - Dandara da Silva Leite810.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito223.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.