Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32149
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leite, Dandara da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T17:34:54Z | - |
dc.date.available | 2024-07-05T17:34:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32149 | - |
dc.description | LEITE, Dandara. Percepções dos bolsistas sobre o programa residência pedagógica no curso de letras português. 2024. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo geral analisar a percepção dos alunos bolsistas sobre a experiência como residente no Programa Residência Pedagógica (PRP) nas edições de 2018 e 2020 nas escolas José Leite de Sousa e na escola Municipal Bento Tenório. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativa de cunho descritivo-interpretativista. Para tanto, aplicamos um questionário via e-mail com 04 (quatro) bolsistas do programa para coleta dos dados que compõem o nosso corpus. A partir das respostas obtidas, apresentamos a visão dos participantes referente às experiências durante o tempo que estiveram inseridos no PRP. Para nortear teoricamente este trabalho, nos alicerçamos nas discussões de Poladian (2014), Pimenta, (1994), Nóvoa (2009) dentre outros, que discutem sobre educação e formação de professores. Os resultados revelaram o importante papel que o PRP tem na formação profissional e pessoal dos alunos bolsistas, a partir das experiências vivenciadas no contexto da prática em sala de aula. Isto é, os bolsistas do PRP conseguem se enxergar como um mediador atuante entre “o conhecimento e o aluno” e não como um simples observador da prática de outrem. Nesse sentido, o programa PRP tem possibilitado a formação de professores autônomos, que a partir das vivências em sala de aula, têm se reinventado, refletido sua prática, e conseguido interagir com o alunado, sendo assim, significativo no processo de aprendizagem e na construção identitária profissional dos licenciandos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Me. Rodolfo Dantas Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Programa residência pedagógica (PRP) | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.title | Percepções dos bolsistas sobre o Programa Residência Pedagógica no curso de letras português | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Dandara da Silva Leite.pdf | PDF - Dandara da Silva Leite | 810.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 223.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.