Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32152
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2024-07-05T18:17:52Z-
dc.date.available2024-07-05T18:17:52Z-
dc.date.issued2024-06-25-
dc.identifier.other21. ed. CDD-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32152-
dc.descriptionOLIVEIRA, Tatiane. Ensino de calorimetria através de atividades experimentais de baixo custo. 2024. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.pt_BR
dc.description.abstractAo observarmos o ensino básico, encontramos diversas dificuldades nos espaços formais de ensino, especialmente em relação à forma como o conteúdo é trabalhado. O ensino muitas vezes se baseia em fórmulas e manipulação matemática, limitando-se à simples exposição do conhecimento. Ao estudarmos o ensino de Física, especificamente, percebemos uma carência na área, o que torna necessário um olhar mais criterioso por parte dos docentes e a busca por formas de ensinar que cativem os estudantes. Uma possibilidade é a utilização de metodologias ativas, especialmente as práticas experimentais, que são ferramentas eficientes no processo de assimilação do conhecimento, pois tornam os estudantes mais ativos na sua aprendizagem. Sabemos que nem todas as instituições de ensino possuem laboratórios físicos equipados, o que impede o uso de atividades experimentais em sala de aula. Uma alternativa é a utilização de experimentos de baixo custo, que podem suprir essa necessidade, proporcionando maior dinamismo ao ensino. Este trabalho é de caráter qualitativo, classificado como pesquisa-ação, e tem como objetivo o uso de experimentos de baixo custo para o estudo da calorimetria, com a intenção de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública no município de Paulista-PB, em uma turma do 2° ano do ensino médio. Observou-se que os estudantes foram receptivos a novas metodologias de ensino. Com a execução da atividade experimental, percebemos que os estudantes a consideraram interessante e motivadora. Por meio deste trabalho, demonstramos que atividades experimentais de baixo custo são bem aceitas no ambiente escolar, pois permitem aos estudantes aprofundar conceitos físicos vistos teoricamente e podem ser primordiais para a melhoria do ensino- aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Ma. Daniely Maria Oliveira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectExperimentação de baixo custopt_BR
dc.subjectCalorimetriapt_BR
dc.titleEnsino de calorimetria através de atividades experimentais de baixo custopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
eperson.firstnameTatiane França-
eperson.lastnameOliveira-
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Tatiane França Oliveira .pdfTCC- Tatiane França Oliveira866.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito .pdfTermo de Depósito106.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.