Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32155
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Thaís Lopes de-
dc.date.accessioned2024-07-05T18:22:36Z-
dc.date.available2024-07-05T18:22:36Z-
dc.date.issued2024-06-25-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32155-
dc.descriptionSOUZA, T. L. de. Transtorno do espectro autista e o ensino de matemática: mapeamento de trabalhos publicados no encontro nacional de educação matemática de 2015 - 2022. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral da presente pesquisa foi analisar as condições e restrições referentes a educação matemática para crianças com Transtorno do Espectro Autista evidenciadas pela produção científica publicada no Encontro Nacional de Educação Matemática de 2015 – 2022. A questão de investigação foi: Quais as condições e restrições referentes a educação matemática para crianças com TEA evidenciadas pela produção científica publicada no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) no período de 2015 – 2022? Desse modo o presente estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico dividido em duas etapas: a primeira consistiu no levantamento dos anais do ENEM e a segunda da análise desse material, na busca por identificar aspectos da literatura especializada que pudessem revelar condições ou restrições para o ensino de Matemática de crianças com TEA. Observamos na literatura que o discurso institucional nas pesquisas analisadas aponta para necessidade de desenvolver mais pesquisas com foco no desenvolvimento de referências que deem conta da problemática sobre o Transtorno do Espectro Autista. Além disso, observamos também a necessidade de investimento na formação de professores. No entanto, os resultados apontam para uma condição favorável, a partir das experiências vivenciadas em sala de aula pelos pesquisadores.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. José Luiz Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.titleTranstorno do espectro autista e o ensino de matemática: mapeamento de trabalhos publicados no encontro nacional de educação matemática de 2015 - 2022pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thais Lopes de Souza.pdfPDF - Thais Lopes de Souza527.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito670.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.