Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32155
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Thaís Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T18:22:36Z | - |
dc.date.available | 2024-07-05T18:22:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32155 | - |
dc.description | SOUZA, T. L. de. Transtorno do espectro autista e o ensino de matemática: mapeamento de trabalhos publicados no encontro nacional de educação matemática de 2015 - 2022. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral da presente pesquisa foi analisar as condições e restrições referentes a educação matemática para crianças com Transtorno do Espectro Autista evidenciadas pela produção científica publicada no Encontro Nacional de Educação Matemática de 2015 – 2022. A questão de investigação foi: Quais as condições e restrições referentes a educação matemática para crianças com TEA evidenciadas pela produção científica publicada no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) no período de 2015 – 2022? Desse modo o presente estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico dividido em duas etapas: a primeira consistiu no levantamento dos anais do ENEM e a segunda da análise desse material, na busca por identificar aspectos da literatura especializada que pudessem revelar condições ou restrições para o ensino de Matemática de crianças com TEA. Observamos na literatura que o discurso institucional nas pesquisas analisadas aponta para necessidade de desenvolver mais pesquisas com foco no desenvolvimento de referências que deem conta da problemática sobre o Transtorno do Espectro Autista. Além disso, observamos também a necessidade de investimento na formação de professores. No entanto, os resultados apontam para uma condição favorável, a partir das experiências vivenciadas em sala de aula pelos pesquisadores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. José Luiz Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | ENEM | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.title | Transtorno do espectro autista e o ensino de matemática: mapeamento de trabalhos publicados no encontro nacional de educação matemática de 2015 - 2022 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thais Lopes de Souza.pdf | PDF - Thais Lopes de Souza | 527.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 670.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.