Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32168
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Milene Aparecida Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-06T00:03:32Z | - |
dc.date.available | 2024-07-06T00:03:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32168 | - |
dc.description | SOUZA, Milene Aparecida Silva. A construção da identidade docente do egresso do curso de pedagogia: o papel do estágio supervisionado. 2024. 28f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estágio supervisionado compreende a teoria e prática impulsionando o primeiro contato com o exercício da docência, promovendo a reflexãobsobre a prática pedagógica da escola e a prática docente do professor. Desse modo, o presente estudo teve por objetivo geral analisar o papel do estágio supervisionado na construção da identidade docente de professores recém egressos do curso de Pedagogia. Esse objetivo foi subdividido nos seguintes objetivos específicos: analisar as percepções dos professores recém egressos do curso de Pedagogia sobre o estágio supervisionado; identificar como o estágio supervisionado pode contribuir com a construção da identidade docente de professores recém egressos do curso de Pedagogia. Para atender a esses objetivos, esta pesquisa se vinculou a perspectivas teóricas que compreendem o estágio como momento de investigação da prática, onde o professor em formação se assume como pesquisador de sua prática docente ampliando seu conhecimento (Melo, 2014; Pimenta; Lima, 2005/2006; Piconez, 2002); assim como discutiu a identidade docente como algo que se constitui ao longo dos anos na articulação entre o individual, o coletivo e o social (Pimenta, 1999; Marcelo, 2010; Pereira, 2019). Como percurso metodológico, esta pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa (Gil, 2002), tendo sido realizada uma pesquisa de campo onde os dados foram obtidos diretamente com os informantes por meio de questionário (Casarin; Casarin, 2012) aplicado com egressos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba – Campus III, concluintes do ano de 2023.2. Como resultados, os colaboradores da pesquisa indicaram a concepção de que o estágio seria o lugar de aplicação da teoria aprendida no curso de graduação, ao mesmo tempo em que indicaram que este componente curricular ajuda na preparação para enfrentar os desafios da atuação docente. Também pôde-se verificar que a própria relação que os egressos recém formados estabeleceram com os professores supervisores e orientadores durante o estágio contribuiu para a aprendizagem do fazer docente e constituição de sua identidade; e que ao oferecer condições para a análise e reflexão da própria prática docente, o estágio contribui para a construção de uma identidade profissional, na medida em que vai requerer um novo ordenamento de fazeres, a produção de novos conhecimentos e de ações investigativas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Maria Julia Carvalho de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Identidade docente | pt_BR |
dc.title | A construção da identidade docente do egresso do curso de pedagogia: o papel do estágio supervisionado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Milene Aparecida Silva Souza | TCC - Milene Aparecida Silva Souza | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 234.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.