Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/322
Título: Alterações hematológicas em portadores de Diabetes mellitus tipo 2
Autor(es): Delfino, Emmanuelle Malka Bezerra
Palavras-chave: Hematologia
Anemia
Diabetes melittus
Data do documento: 28-Set-2012
Resumo: O Diabetes Mellitus tipo 2 é um distúrbio metabólico causado pela resistência à insulina e disfunção das células beta. É associado a um alto risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. As alterações resultantes da hiperglicemia crônica podem gerar produtos da glicolisação avançada e aumentar o estresse oxidativo. O hemograma é um dos exames mais solicitados na clínica, devido à grande quantidade de informações que fornece, pela facilidade de sua realização e custo relativamente baixo. Trata-se de um exame de suma importância para auxiliar no diagnóstico de várias patologias. A OMS define anemia como o estado onde a concentração de hemoglobina está anormalmente baixa como consequência da deficiência de um ou mais nutrientes essenciais, qualquer que seja a origem da carência. Este trabalho teve como objetivo verificar as possíveis alterações hematológicas em portadores de Diabetes Mellitus tipo 2, a partir do hemograma. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 152 pacientes diabéticos de Campina Grande. Houve uma predominância de indivíduos do gênero feminino e maior prevalência na faixa etária 60 a 69 anos (35%). A maioria dos parâmetros do hemograma não apresentou valores alterados, com exceção de anemia em 11,2% dos pacientes e da leucocitose em ambos os sexos. Assim sendo, verificou-se que o hemograma é um dos exames de fundamental importância no controle dos pacientes diabéticos.
Descrição: DELFINO, E. M. B. Alterações hematológicas em portadores de Diabetes mellitus tipo 2. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/322
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emmanuelle Malka Bezerra Delfino.pdfEmmanuelle Malka Bezerra Delfino506.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.