Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNogueira, Irene Maria Marques-
dc.date.accessioned2024-07-08T20:37:42Z-
dc.date.available2024-07-08T20:37:42Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.other372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32201-
dc.descriptionNogueira, Irene Maria Marques. Aulas investigativas em sala de aula: uma revisão bibliográfica sobre ensino e aprendizagem de frações. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. [Artigo].pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo investiga o ensino e aprendizagem de frações e operações básicas, com foco na aplicação de aulas investigativas. As bases teóricas deste trabalho fundamentam-se em Proença (2015), que ressalta a importância das frações na resolução de problemas, e Mendes (2009), que contribui para a Matemática e a investigação em sala de aula, promovendo redes cognitivas na aprendizagem, entre outros teóricos. A pesquisa é motivada pela persistente dificuldade dos alunos em compreender conceitos matemáticos essenciais. A metodologia adotada é qualitativa. Para coletar dados e informações, realizou-se uma análise bibliográfica dos últimos dez anos em revistas e livros, abrangendo 13 periódicos, dos quais foram selecionados 6 artigos como base para o estudo atual. Os resultados destacam a necessidade de abordagens pedagógicas mais contextualizadas e investigativas para promover uma compreensão sólida e significativa das frações. Além disso, identificam deficiências na formação pedagógica dos professores, enfatizando a importância de investimentos nesta área. Conclui-se que o uso de metodologias investigativas pode aprimorar a experiência de aprendizado dos alunos, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico e raciocínio lógico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Roger Ruben Huaman Huancapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleAulas investigativas em sala de aula: uma revisão bibliográfica sobrzpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Irene Maria Marques Nogueira.pdfPDF - Irene Maria Marques Nogueira527.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito410.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.