Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3225
Título: Patrimônio e região: uma leitura do cangaço como patrimônio cultural nordestino
Autor(es): Batista, Sarah Lira
Palavras-chave: Cangaço
Nordeste
História
Patrimônio
Data do documento: 26-Mar-2014
Resumo: O presente artigo tem por objetivo principal analisar a importância atribuída ao Cangaço a partir das configurações sociais e culturais do Nordeste, bem como perceber de que forma o cangaço se constituiu como um Patrimônio Cultural Nordestino. Objetiva-se ainda analisar como se construiu a Identidade Regional do Nordestino através do Cangaço e identificar os tipos de representações inseridas na população nordestina a partir deste movimento. Tais aspectos podem ser evidenciados através da estreita relação existente entre Patrimônio e Região. Para tanto, fez-se necessário um diálogo com as fontes bibliográficas já existentes sobre o assunto, dentre elas estão presentes os trabalhos de Ricardo Oriá e Choay, no que diz respeito à temática do Patrimônio e autores a exemplo de Durval Muniz que tratam das questões de regionalismo, enquanto Halbwachs atuou na percepção da memória. Estes entre outros autores fizeram-se presentes durante todo este ensaio. Desta maneira, tornou-se possível identificar as diversas formas de manifestação do Cangaço, sejam elas na memória coletiva, na Literatura em especial a de cordel, na poesia, na música e nas representações imagéticas, dentre estas ganham destaque as da indústria cinematográfica.
Descrição: Batista, S. L. Patrimônio e região: uma leitura do cangaço como patrimônio cultural nordestino. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3225
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sarah Lira Batista.pdfSarah Lira Batista462.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.