Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3227
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cantalice, Marizélia Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-26T12:57:29Z | - |
dc.date.available | 2014-03-26T12:57:29Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 791.430 9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3227 | - |
dc.description | Cantalice, M. G. de. História e cinema: das intencionalidades à construção de estereótipos nos épicos de Ridley Scott. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo discutir a relação cinema-história refletindo sobre as intencionalidades e a construção de estereótipos a partir do discurso cinematográfico nos épicos de Ridley Scott. Faremos uma breve analise sobre a origem do cinema, discutindo sobre as primeiras invenções. Traremos uma discussão sobre as representações do cinema na história e da história no cinema, chamando a atenção para a relevância da linguagem fílmica na construção dos discursos dicotômicos. Partiremos ainda do pressuposto que o mito do herói contribui de forma incisiva para a elaboração de discursos que colaborarão para construção dos estereótipos no que se refere à representação do passado nos filmes. Também discutiremos as intencionalidades de cada produção, chamando a atenção para o estilo do diretor Ridley Scott o qual lança mão da narrativa clássica, a qual é elaborada em torno da Jornada do Herói. Quanto à relação cinema-história estaremos dialogando com autores como Marc Ferro (2010), Robert Rosenstone (2010), e Jose D’Assunção Barros e Jorge Nóvoa (2008) que tratam sobre as representações sociais do cinema. A análise considera ainda a perspectiva teórica de Christopher Vogler (2006) que discute sobre a Jornada do Herói na narrativa fílmica a qual é tratada por Joseph Campbell no âmbito da mitologia. Os filmes que analisaremos serão: 1492: A Conquista do Paraíso, (1992), Gladiador (2000), Cruzada (2005) e Robin Hood (2010). Estes são narrativas clássicas que tem como centro da história a Jornada do Herói em volta do qual ocorre a trama da narrativa, fazendo com que seja construída no desenrolar do enredo a figura do herói e do vilão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria do Socorro Cipriano | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | herói | pt_BR |
dc.subject | Estereótipos | pt_BR |
dc.subject | Intencionalidades | pt_BR |
dc.title | História e cinema: das intencionalidades à construção de estereótipos nos épicos de Ridley Scott | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marizélia Gomes de Cantalice.pdf | Marizélia Gomes de Cantalice | 889.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.