Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32288
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Karina Lucinda | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T14:39:38Z | - |
dc.date.available | 2024-07-11T14:39:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-29 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32288 | - |
dc.description | LIMA, Karina Lucinda. Educação matemática inclusiva: o lego no ensino de aritmética com estudantes autistas. 2024. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits na comunicação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento. Os desafios no ensino de matemática para esse público incluem dificuldades na compreensão de conceitos abstratos, deficiências na comunicação e interação social, e sensibilidades sensoriais que podem interferir na aprendizagem e na participação em atividades educacionais. Estratégias pedagógicas adaptativas e recursos específicos, como o uso de manipulativos tangíveis e abordagens visuais, são importantes para promover a inclusão e o sucesso acadêmico de alunos com autismo na disciplina de matemática. Nesse sentido, pontua-se um relato de experiência que descreve uma intervenção pedagógica com o conteúdo de aritmética com uma criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no qual é emprega os blocos LEGO como recurso didático concreto. O objetivo é analisar a eficácia dessa abordagem alternativa no aprimoramento das competências matemáticas e interpessoais desses alunos. A pesquisa é resultado de uma análise por meio de um estudo de caso no âmbito da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sizenando Flórido de Sousa, situada em Patos PB, onde estudantes com TEA foram orientados a participar de sessões estruturadas de aritmética, onde desenvolve-se atividades de estudos integrada. A escolha metodológica do LEGO como estratégia didática tem atendido às necessidades individuais, sensoriais e aspirações educacionais desses alunos, adaptando-se às suas particularidades. Observa-se uma participação mais ativa de todos os estudantes, independentemente de seus níveis cognitivos ou habilidades motoras, fomentando a colaboração e a resolução cooperativa de problemas extracurriculares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Dr. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aritmética | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Alternativas | pt_BR |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.title | Educação matemática inclusiva: o lego no ensino de aritmética com estudantes autistas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito- Karina Lucinda Lima1 (1).pdf | Termo de Depósito | 116.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCC- KARINA LUCINDA LIMA1.pdf | TCC- Karina Lucinda Lima | 394.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.